Da Austrália surgiu uma das grandes responsáveis pelos primeiros passos do Nado Artístico, Annette Kellerman, grande atleta da natação, foi para Europa no início do século XX e lá fez as primeiras demonstrações de balé aquático. A primeira apresentação do Nado Artístico em Olímpiadas ocorreu nos Jogos de Londres 1948. Em Helsinque 1952, a Federação Internacional de Natação (FINA) oficializou as regras do esporte e, em 1953, a modalidade foi incluída na agenda do Mundial de Esportes Aquáticos.
Já no Remo, os ingleses foram os responsáveis pela difusão do esporte em todo o mundo. Foram eles que fundaram o primeiro Clube de Remo, o Leander Club, em 1817. As regatas se espelharam rapidamente na Europa e chegaram aos Estados Unidos. Em 1892, foi criada, em Turim, a Fédération Internacionale dês Sociétés d’Aviron (FISA). Apesar de ser um esporte com registros antigos, o Remo não foi incluído nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna por causa das condições climáticas, mas esteve presente nos Jogos seguintes, em Paris 1900.
Esses dois esportes tiveram a representação de um dos maiores nomes do Brasil e do Mundo, no Prêmio Clube Formador. O Clube de Regatas do Flamengo – RJ, mostrou toda a sua força, garra e preparação, e recebeu o Troféu nas categorias Remo e Nado Artístico, apresentado pelo vídeo com o tema ““A Preparação e a Raça Rubro-Negra”.
A cerimônia do Prêmio Clube Formador acontecerá todos os anos, desta vez, premiando a atuação dos Clubes nos Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI a cada ano do ciclo 2021-2024. Em 2022 os Clubes receberão o Troféu durante o Congresso Brasileiro de Clubes, realizado em parceria com a FENACLUBES.