O Yacht Club Santo Amaro-SP foi fundado em 1930 com o nome de Clube Alemão de Vela e em dois anos já tinha 80 sócios e contava com 19 veleiros entre suas embarcações. Essa dedicação resultou na conquista de seu primeiro título na Vela em competições interclubes no ano de 1933.
No ano de 1938 foi rebatizado com o nome de Yacht Club Santo Amaro e de lá para cá foi só crescimento, com inúmeras conquistas em competições importantes como Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos, sendo que um dos grandes atletas de seus quadros foi o mega medalhista Robert Scheidt.
Mas quem pensa que as conquistas pararam com Robert Scheidt se engana. O Yacht Club Santo Amaro continuou a se destacar no cenário da Vela e ao final do ciclo 2017-2020 foi o grande vencedor do Prêmio Clube Formador do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.
No vídeo “Grandes e Memoráveis Títulos” o Yacht Club Santo Amaro-SP relembrou um pouco de sua trajetória no esporte e possibilitou ao seu gerente geral e responsável técnico de projetos, Marcos Biekarck, receber o prêmio de melhor Clube de Vela no ciclo 2017-2020.
E seu Clube também pode ser uma das entidades homenageadas pela atuação nos esportes apoiados pelo CBC e assim receber o Troféu Prêmio Clube Formador.
Este prêmio foi criado com o objetivo de reconhecer os Clubes em sua luta incansável na busca em revelar talentos e trabalhar no desenvolvimento dos atletas da base até a excelência esportiva com muita garra e determinação.
Em 2021 aconteceu a primeira edição do prêmio em uma cerimônia de premiação que aconteceu durante o Congresso Brasileiro de Clubes, em parceria com a Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES.
Cerimônia do Prêmio Clube Formador 2021
O Prêmio Clube Formador acontecerá todos os anos, desta vez, premiando a atuação dos Clubes nos Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI a cada ano do ciclo 2021-2024. Em 2022 os Clubes receberão o Troféu durante o Congresso Brasileiro de Clubes, pelo desempenho no Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero 2021/2022, a ser encerrado em 30 de abril deste ano, após a realização do último CBI do Calendário 2021/2022.