CBC se reúne com representantes de Confederações e Ligas Nacionais para alinhar o Planejamento Estratégico 2022/2023

1, Fevereiro 2022
CBC se reúne com representantes de Confederações e Ligas Nacionais para alinhar o Planejamento Estratégico 2022/2023

O Comitê Brasileiro de Clubes – CBC iniciou nesta terça-feira (1) uma série de três reuniões com representantes de Confederações e Ligas Nacionais com o objetivo de apresentar o Plano de Ação do CBC para o calendário 2022/2023, Ano II do Ciclo 2021-2024, cujo calendário inicia em 01 de maio de 2022 e vai até 30 de abril de 2023 e assim alinhar as estratégias com as entidades que comandam os esportes em nível nacional.

No primeiro encontro participaram os representantes dos três esportes coletivos de quadra: Basquetebol, Handebol e Voleibol. Estiveram presentes a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), além da Liga Nacional de Basquete (LNB) e a Liga de Basquete Feminino (LBF).

O Secretário-Geral do Conselho Consultivo do CBC, Arialdo Boscolo, a Superintendente da Sede Campinas, Gianna Lepre e o Superintendente da Sede Brasília, João Paulo Gonçalves da Silva, e a Equipe de Gerentes Esportivos do CBC apresentaram aos participantes algumas ações que serão discutidas posteriormente com cada Confederação e Liga Nacional. Entre essas ações está a busca por apoiar ainda mais os esportes das Confederações e Ligas Nacionais parceiras do CBC, buscando cada vez mais o alinhamento das ações para o esporte de rendimento, além de reforçar aos dirigentes sobre a responsabilidade de fazer esporte com recursos das loterias federais.

Em virtude disso, Arialdo Boscolo apresentou o orçamento a ser usado no período 2022/2023 e salientou que o objetivo é manter e fortalecer as parcerias existentes em busca do desenvolvimento esportivo. “Uma parceria se faz quando se consegue alinhar os objetivos. Estamos em um processo de aperfeiçoamento dos recursos e queremos aplicar muito bem esses recursos, fazendo mais com menos, e por isso essa reunião, para a construção de um plano de ação conjunto, se torna fundamental”, explicou.

O encontro foi avaliado como positivo pelos participantes. Para Magic Paula, Vice-presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol, “a parceria com o CBC é de fundamental importância para o basquete e para o esporte nacional. Estamos muito felizes por estar aqui.”

O presidente da Liga Nacional de Basquete – LNB, Delano Franco, destacou que a parceria com o CBC é de grande importância para o futuro do esporte. “Quero dizer que a parceria com o CBC é fundamental para o desenvolvimento do esporte não só no segundo ano, mas em todo o ciclo olímpico. A estratégia está perfeita e agora teremos que fazer nossa parte. Vamos fazer nosso dever de casa e nos preparar para as reuniões individuais”.

Radamés Lattari, Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Voleibol-CBV, também destacou a importância e o apoio do CBC aos esportes. “Para o Voleibol é uma honra estar aqui com outros esportes, todos lutando para o crescimento do esporte. E essa parceria com o CBC é fundamental”.

Ricardo Molina, Presidente da Liga de Basquete Feminino, também comentou que “é uma satisfação poder estar presente em uma reunião essencial para o basquetebol nacional, e o CBC é um parceiro muito importante para as nossas ações, e a LBF está se empenhando para fazer a sua parte.”

Outro que não escondeu sua satisfação com o encontro foi o Diretor Técnico da Confederação Brasileira de Handebol – CBHb, André Gonçalves que disse que o Handebol já está pronto para iniciar as conversas individuais. “No Handebol já temos nosso calendário 2022 pronto e estamos animados para iniciar as conversas com o CBC para o alinhamento de todas as propostas”, finalizou.

Participaram ainda da reunião outros gestores do CBC, das Ligas Nacionais e das Confederações, como Adriana Behar, Superintendente da CBV; Carlos Fontenelle, Secretário Geral da CBB; Maria Rosaide Dantas Barros, Vice-presidente da CBHb; além do Kouros Monadjemi e Arnaldo Pereira, VP da LNB, entre outros.

Nesta quarta-feira (2) o encontro será com os representantes de Confederações de esportes individuais medalhistas em Jogos Olímpicos e na quinta-feira as demais Confederações e Ligas Nacionais de esportes individuais, coletivos, de campo, aquáticos, raquetes e lutas.