ABCD lança Boletim de janeiro com temas relevantes antidopagem

15, Fevereiro 2022
ABCD lança Boletim de janeiro com temas relevantes antidopagem

No Boletim de janeiro da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD, a entidade ressalta o seu foco principal para este ano, que é aprimorar ainda mais os processos internos que dão qualidade aos resultados e entregas da antidopagem para a sociedade, cooperando com o sistema internacional, sendo o atleta a razão principal na defesa do Jogo Limpo.

O CBC é parceiro da ABCD na campanha #JogoLimpo, uma ação que tem como objetivo o compartilhamento de informações, desde os atletas de base até os treinadores, sobre as regras antidopagem, destacando os valores do esporte e contribuindo com a divulgação das boas práticas.

Nesta última edição, o boletim ABCD também tratou sobre o balanço de 2021 feito pelo Departamento de Estatística da Coordenação - Geral de Gestão de Resultados - CGGR, que trabalhou em 42 Resultados Analíticos Adversos (RAAs) no período.

O lançamento da Plataforma de Consulta de Medicamentos, é outra pauta desta edição. “Checkjogolimpo”, foi lançada dia 17 de janeiro, o anúncio foi feito durante a Live do Dia Nacional do Jogo Limpo, comemorado em 15 de janeiro. A ferramenta da ABCD, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), serve como "consulta exemplificada e não exime a responsabilidade do atleta em realizar outras buscas com a finalidade de verificar a existência de uma substância proibida no medicamento ingerido".

Confira os detalhes destes e outros temas no boletim do janeiro da ABCD!

ABCD divulga relatório do Treinamento Especial Antidopagem para os Clubes integrados ao CBC

O CBC participou do treinamento representado pelo Gerente de Formalização, Ricardo Avellar. “O Treinamento Especial Antidopagem promovido pela ABCD, exclusivamente para os Clubes integrados ao CBC, foi um evento de grande relevância, com rico conteúdo sobre o Tema”.


Decreto adequa regulamentação antidopagem com normas internacionais

O Decreto 10.964 publicado no último dia 14 de fevereiro no Diário Oficial da União, regulamenta o controle de dopagem no país, com o objetivo de adequar a legislação nacional às normas internacionais. Essas adequações alteram o conceito de atleta e responsável pela classificação de atleta internacional, com o intuito de fortalecer o compromisso do Brasil na luta contra a dopagem

Acesse o site do Governo Federal e saiba mais:

https://www.gov.br/cidadania/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/noticias_esporte/decreto-presidencial-compatibiliza-regulamentacao-antidopagem-com-normas-internacionais