Conforme anunciado pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, foi realizada no último dia 11 uma webinar com dirigentes e representantes de Clubes integrados de todo o país.
Depois de se reunir com presidentes e dirigentes de Confederações e Ligas Nacionais, o CBC promoveu esta webinar objetivando transmitir importantes informações aos Clubes, que reuniu quase a totalidade dos Clubes integrados (100% dos clubes filiados plenos e primários e mais de 95% dos Clubes vinculados). O tema central abordado durante o encontro foi o alinhamento estratégico do CBC e as diretrizes apresentadas às Confederações e Ligas Nacionais visando a elaboração dos Planos de Trabalhos do Ano II do Ciclo Olímpico 2021-2024, que contemplarão o Calendário dos Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI para o período de maio de 2022 a 30 de abril de 2023.
O Secretário Geral do Conselho Consultivo do CBC, Arialdo Boscolo, abriu o encontro explicando que o Programa do CBC está alinhado com o Comitê Olímpico do Brasil – COB e Secretaria Especial do Esporte – SEE. “O Programa do CBC está ligado às ações do COB e da Secretaria Especial do Esporte e nós também vamos em busca de resultados. É um programa de médio e longo prazo visando os Jogos Olímpicos Paris 2024 e Los Angeles 2028”.
A retomada dos Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI foi o foco da webinar com os Clubes. Arialdo Boscolo destacou que para este ano será possível ampliar a destinação dos recursos para R$ 43 milhões, já empenhados para serem utilizados exclusivamente nos CBI, apesar da estimativa de R$ 32 milhões anuais para esse eixo do programa. A meta principal é a retomada plena das competições.
A pandemia ainda continua mantendo instabilidade das regras para eventos esportivos no país. O depósito garantia ou seguro fiança ainda representam a segurança e a responsabilidade financeira para que os campeonatos sejam realizados, entretanto, o CBC buscando soluções para retomada das competições, está oferecendo a possibilidade de apoiar com passagens aéreas a realização dos CBI que não apresentem tais garantias, já que agora as passagens são adquiridas diretamente das companhias aéreas, o que permite ao CBC o melhor gerenciamento dos benefícios com menor risco no caso de cancelamentos. Assim será possível retomar e viabilizar as competições que não estão acontecendo, podendo ainda compensar a impossibilidade de apoio às hospedagens com a ampliação das delegações nos jogos, disponibilizando aos Clubes a solicitação de um quantitativo maior de passagens aéreas.
Os Clubes também conheceram o principal desafio do CBC: “Fazer mais com menos!” Considerando o orçamento anual do CBC e os inúmeros esportes apoiados, será necessário qualificar as escolhas para atender às demandas de todos os clubes integrados. Por esse motivo é imprescindível levar em conta todas as variáveis para executar a política de formação de atletas com responsabilidade e em busca dos melhores resultados para o esporte de rendimento. “O CBC tem a missão de apoiar os Clubes para que formem atletas para representar o país nas competições internacionais e claro, principalmente nos Jogos Olímpicos, e estamos fazendo isso compartilhando a responsabilidade nas decisões com os Clubes e com as Confederações e Ligas, que são os agentes principais na realização das competições”, completou Arialdo.
O processo que resultou na evolução do Programa de Formação de Atletas foi apresentado aos Clubes, visando o aprimoramento dos Calendários de CBI e benefícios que comporão os Planos de Trabalho.
Assim que o Calendário de cada Esporte for definido, os Clubes terão 15 dias para manifestar suas escolhas de gênero e categorias. O CBC divulgará as informações por Boletim em seu site e por e-mail aos responsáveis diretos.
Fiquem atentos!
Queremos fazer mais e melhor! Mantendo nosso compromisso com os objetivos estratégicos estabelecidos, e considerando nossos limites orçamentários, é preciso direcionar melhor os investimentos se quisermos fortalecer o Programa como um todo, e assim apoiar de forma perene os Clubes nos Esportes em que apresentam os melhores resultados. É com esse espírito que devemos construir juntos o Calendário de CBI 2022/2023!