No último dia 8 de março começou a temporada 2022 da Liga de Basquete Feminino (LBF), competição que está sendo realizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC.
A competição deste ano conta com a participação de dez equipes de cinco estados. O Basquete Blumenau-SC é o único representante da região Sul. Já o Sampaio Basquete-MA e o Sport-PE são os representantes do Nordeste.
A Liga Super Basketball-RJ é o único time do estado do Rio de Janeiro-RJ. Já o estado de São Paulo está representado por seis equipes: AD Santo André-SP, Bax Catanduva-SP, Pró Esporte Sorocaba-SP, Asseo/Vera Cruz Campinas-SP, Sesi Araraquara-SP e o Clube Ituano de Esportes-SP, atual campeão da LBF.
A temporada deste ano começou com tudo. Logo na estreia o Sesi Araraquara-SP derrotou as atuais campeãs. A equipe superou o Clube Ituano jogando em Itu-SP pelo placar de 73 a 69. Outro jogo que merece destaque foi a vitória centenária do AD Santo André-SP sobre o Bax Catanduva-SP pelo placar de 100 a 55.
Nesta primeira semana de jogos a LBF 2022 teve uma média de 148 pontos anotados por jogo e os destaques ficaram por conta de Mari Dias (Clube Ituano) e Ariadna (AD Santo André) que marcaram 23 pontos cada em seus jogos.
Por falar em destaque dentro de quadra, uma coisa que não pode deixar de ser mencionado é a parceria (mais forte do que nunca) entre LBF e CBC. O Selo de Formação de Atletas está estampado no piso das quadras e por meio de um trabalho forte junto aos Clubes, todas as equipes tem aplicado o Selo de Formação em seus uniformes, seguindo todas as regras definidas e mencionadas durante a Assembleia Geral do CBC, realizada no último dia 12. Confira mais fotos dos novos uniformes das equipes: https://lbf.com.br/galerias/
O Superintendente da LBF, Fernando Maroni, não escondeu o entusiasmo com esta primeira semana de competição. “Com certeza teremos a melhor edição da LBF de todos os tempos. A parceria com o CBC é fundamental no planejamento das equipes e para que eles tenham cada vez mais condições de investir no desenvolvimento de suas atletas e consequentemente melhorarem o nível técnico da competição”.
O presidente da LBF, Ricardo Molina, afirmou que a parceria com o CBC é fundamental para o sucesso da competição e também dos Clubes. “A Liga de Basquete Feminino tem um papel protagonista na modalidade, e a vinda do CBC nesta temporada que se inicia potencializa ainda mais isso, tendo em vista o crescimento recorde de equipes que apresentamos neste ano. Os Clubes entenderam muito bem a relevância desta parceria e são parte fundamental para que ela seja exitosa”.
Para o Presidente do CBC, Paulo Maciel, “a parceria com a LBF, além de nos honrar por poder contribuir ainda mais para o fortalecimento do basquetebol em nosso país, reforça a importância do CBC e da LBF para o desenvolvimento do esporte nacional, pois ali estão as principais jogadoras das nossas quadras na atualidade, que precisam competir, se especializar, para poder representar o país e recolocar o basquetebol brasileiro no lugar que ele nunca deveria ter saído”.
Os próximos jogos da Liga de Basquete Feminino são os seguintes:
Dia 16 – Sport-PE x Basquete Blumenau-SC
Dia 17 – Bax Catanduva-SP x Pró Esporte Sorocaba-SP
Dia 18 – Sampaio Basquete-MA x Basquete Blumenau-SC
Dia 19 – Clube Ituano x AD Santo André-SP
Dia 20 – Sesi Araraquara-SP x Asseo/Vera Cruz Campinas-SP
Dia 20 – Sport-PE x Liga Super Basketball-RJ