Comitê Brasileiro de Clubes-CBC oficializa esportes que terão apoio no segundo ano do Ciclo Olímpico 2021-2024

25, Março 2022
Comitê Brasileiro de Clubes-CBC oficializa esportes que terão apoio no segundo ano do Ciclo Olímpico 2021-2024

A partir de 01 de maio começa o Ano II do Ciclo 2021-2024 para o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC e devido a isso, a entidade está divulgando os esportes que estarão aptos a receber apoio para a realização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes®-CBI, eventos realizados em parceria com as Confederações e Ligas Nacionais.

Serão 23 esportes, sendo 23 no masculino e 22 no feminino, totalizando 45 beneficiados, sendo estes: Águas Abertas, Atletismo, Badminton, Basquetebol, Basquetebol 3x3, Canoagem, Esgrima, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Nado Artístico, Natação, Polo Aquático, Remo, Tênis, Tênis de Mesa, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Vela, Voleibol, Vôlei de Praia e Wrestling. Esses esportes estão sendo oficializados porque integram o Programa Olímpico de Paris 2024 e receberam manifestação de interesse para participação pelos Clubes integrados ao CBC ainda 2021, de acordo com o cronograma de ações estabelecido e amplamente divulgado, e em cumprimento aos critérios definidos na Resolução de Diretoria de 05 de agosto de 2021.

Por não mais integrarem o Programa Olímpico de Paris 2024, e como já é de conhecimento e conforme divulgado no Relatório de Gestão e Prestação de Contas do CBC 2021, Beisebol, Softbol e Karatê deixaram de fazer parte dos esportes que serão contemplados pelo CBC, para a realização dos CBI.

O CBC também já havia comunicado oficialmente Clubes, Confederações e Ligas Nacionais por meio das Circulares nº 063/2021 e 064/2021 com menção aos quantitativos mínimos de Clubes para oficialização dos CBI de determinado esporte, também de acordo com a Resolução de Diretoria de 09 de fevereiro de 2022. Os esportes citados possuem atualmente o mínimo de 4 Clubes integrados participando de CBI em 2022, número este que deve ser mantido até 31 de dezembro. No período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2023 o mínimo exigido será de 5 Clubes e posteriormente de 6 Clubes nos CBI realizados de 01 de janeiro a 30 de abril de 2024, data que se encerra o Ciclo Olímpico 2021-2024. Para o próximo Ciclo Olímpico o mínimo será de 10 Clubes. Essa projeção fortalece e qualifica tecnicamente as competições, visto que se tratam de campeonatos disputados por Clubes de diferentes regiões do país e que devem manter um mínimo de equipes para caracterizar a representatividade nacional e assim valorizar o peso da conquista.

No caso da Ginástica de Trampolim, do Hipismo e dos Saltos Ornamentais, a quantidade de Clubes integrados que manifestaram interesse pela participação em CBI não atingiu o mínimo para a oficialização, de acordo com os critérios já citados. No entanto, isso não significa o fim em definitivo do apoio do CBC a esses esportes, mas para que eles possam voltar a ser contemplados será necessário um mínimo de 10 Clubes integrados ao quadro da entidade. Importante relembrar que as Confederações e Ligas Nacionais parceiras ao CBC, e que fazem a gestão desses esportes em nosso país, continuarão com as parcerias vigentes até 2024, na expectativa do retorno ou de outras ações que poderão advir para benefício desses esportes.

Excepcionalmente, o CBC poderá apoiar a realização de CBI de esportes olímpicos que não atinjam o número mínimo de Clubes integrados, desde que o esporte olímpico tenha obtido medalha em uma das duas últimas edições de Jogos Olímpicos. A decisão, publicada na Resolução de Diretoria de 13 de março de 2022, visa não cessar o apoio aos esportes em que o país é melhor representado em competições internacionais, e que contribuem para o fortalecimento da política de formação de atletas no país. 

O CBC reitera que somente conseguirá apoiar os inúmeros esportes, categoria e gêneros que estão sendo estabelecidos nos Planos de Trabalho com as Confederações e as Ligas Nacionais com segurança, responsabilidade e principalmente sustentabilidade financeira porque houve um processo de qualificação dos esportes a partir das escolhas dos próprios Clubes, fatores preponderantes do Programa de Formação de Atletas.

Com essas definições o CBC mantém o foco no apoio aos principais esportes por meio do fortalecimento das parcerias com as Confederações e Ligas Nacionais, aos principais Clubes e aos principais atletas, com vistas ao maior investimento a ser feito em 2022/2023, que são os Campeonatos Brasileiros Interclubes®-CBI.