A inflamada defesa do Deputado Federal Luiz Lima na garantia dos recursos da Lei de Incentivo ao Esporte

6, Abril 2022
Ministério da Economia cogita possibilidade de acabar com Lei de Incentivo ao Esporte

Em depoimento inflamado na Câmara dos Deputados na data de hoje, o Deputado Federal Luiz Lima, do PL, defendeu enfaticamente a Lei de Incentivo ao Esporte. Estava pautada a votação do Projeto de Lei nº 130/2015, que prevê a ampliação do percentual da alíquota de incentivo aos projetos esportivos, desde a base até o rendimento.

Como relator do projeto de autoria do Deputado João Derly, o Deputado Luiz Lima ocupou hoje o plenário da Câmara em Brasília/DF para manifestar repúdio à intenção do Ministério da Economia, de acabar com a Lei de Incentivo ao Esporte.

As informações causaram indignação no deputado Luiz Lima, ex-nadador e recordista brasileiro e sul-americano em competições longas, que afirmou que o próprio M.E. vai contra até o presidente Jair Bolsonaro quando o tema é esporte. “O Ministério da Economia, em relação à política pública esportiva está indo na contramão do que acredita o presidente Bolsonaro. Não podemos acreditar que numa receita anual do país, onde são arrecadados mais de R$ 4 trilhões e 850 bilhões de reais, se cogite não renovar uma Lei de Apoio ao Esporte no valor de R$ 445 milhões anuais”.

O deputado Luiz Lima também afirmou que esta decisão coloca um fim à formação de atletas nos Clubes. “Sem a Lei de Incentivo ao Esporte a gente não tem a manutenção Clubística do nosso país que é a célula formadora do esporte. 90% dos atletas olímpicos de nosso país treinam em Clubes que fazem uso da Lei de Incentivo ao Esporte”.

Luiz Lima ressaltou em seu discurso no plenário pedindo o apoio de todos para que a Lei não acabe e assim não prejudique o esporte no país. “Ministério da Economia. Vocês são contra Flamengo, Corinthians, Pinheiros, Minas Tênis Clube, Grêmio Náutico União, os Clubes do Amazonas, do Pará, que fazem uso da Lei de Incentivo ao Esporte? Eu espero que o Ministério da Economia tenha o respeito com a comunidade esportiva e os brasileiros e não prejudique o esporte em nosso país”.

Em um discurso emocionado, Lima finalizou: "Parabéns ao Secretário Especial de Esporte, Marcelo Magalhães. Você tem atuado de forma exemplar. Parabéns ao Ministro Ronaldo, do Ministério da Cidadania, e a todos os deputados que representam o Esporte: Felipe Carreras e a todos os defensores e amantes do Esporte”.

Veja o vídeo do depoimento do Deputado Luiz Lima:

 

O CBC apoia o PL n° 130/2015 que tem por objetivo dobrar os recursos da Lei de Incentivo ao Esporte.  As palavras do Deputado reforçam a importância do papel dos Clubes na formação esportiva. Acompanhe as notícias e envolva o seu Clube na defesa dos recursos para o segmento!