Ginástica Rítmica e Ginástica Artística serão mais dois esportes apoiados pelo CBC no Ano II do Ciclo Olímpico

7, Abril 2022
Ginástica Rítmica e Ginástica Artística serão mais dois esportes apoiados pelo CBC no Ano II do Ciclo Olímpico

O Comitê Brasileiro de Clubes - CBC e a Confederação Brasileira de Ginástica - CBG fecharam parceria para a realização de Campeonatos Brasileiros Interclubes®-CBI durante o ano II do Ciclo Olímpico 2021-2024, que se inicia no próximo dia 01 de maio de 2022 se estendendo até 30 de abril de 2023. Dois Planos de Trabalho foram assinados, um da Ginástica Rítmica e outro da Ginástica Artística.
 

Ginástica Rítmica

O Brasil participou pela primeira vez em um campeonato mundial de Ginástica Rítmica com a ginasta Daise Barros em 1971, na cidade de Copenhagen, Dinamarca. Com a criação da Confederação Brasileira de Ginástica - CBG, no ano de 1978, esta modalidade começou a evoluir devido ao apoio recebido, resultando na classificação de ginastas para disputarem Jogos Olímpicos.

O crescimento da CBG, o apoio das entidades governamentais ao esporte e o exaustivo trabalho de ginastas e técnicos, levaram a um grande crescimento da Ginástica Rítmica, em nosso país.

Com a assinatura do Plano de trabalho, entre a CBG e o CBC, está prevista a realização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes ® - CBI de Ginástica Rítmica, em agosto/2022 na cidade de Aracaju/SE e novembro/2022 em Florianópolis/SC.
 

Ginástica Artística

A primeira medalha olímpica da história da ginástica artística do Brasil foi dourada. Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Arthur Zanetti superou o chinês Chen Yibing e levou o ouro nas argolas. Na edição do Rio 2016, os brasileiros conquistaram o maior número de pódios na modalidade: duas pratas e um bronze. No solo, Diego Hypolito levou a prata e Arthur Nory, do Esporte Clube Pinheiros-SP, o bronze. Nas argolas, o campeão olímpico Zanetti garantiu a prata. 

Daniele Hypolito foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha em Mundiais, uma prata no solo em 2001. Já Daiane dos Santos, a primeira campeã mundial, em 2003. Rebeca Andrade, do Clube de Regatas do Flamengo-RJ, em 2021 se tornou a primeira medalhista olímpica. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Rebeca conquistou a medalha de ouro no salto e a prata no individual geral.  

Este esporte que traz tanto orgulho e já fez tantos ídolos para o Brasil, não poderia ficar de fora, e com o seu Plano de Trabalho assinado entre a CBG e o CBC, terá a realização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI®, em maio/2022 na cidade de Porto Alegre/RS e em agosto/2022, em Salvador/BA.
 

Fiquem atentos!

A partir de agora, os Clubes que optaram por estes esportes deverão manifestar interesse pelos gêneros e CBI na plataforma do CBC, que se encerra no próximo dia 10 de abril.

As regras se manterão as mesmas e os resultados das competições serão contabilizados no Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero, além do Quadro Geral de Medalhas do CBC - QGM.