Ranking de Clubes do Tênis de Mesa é atualizado em semana de comemoração deste esporte

8, Abril 2022
Ranking de Clubes do Tênis de Mesa é atualizado em semana de comemoração deste esporte

A data de 06 de abril foi escolhida para comemorar o Tênis de Mesa. O esporte nasceu na Inglaterra no século XIX, imitando o jogo de tênis em um ambiente fechado, especialmente no inverno, quando era mais difícil praticar o tênis de quadra.

No Brasil, o esporte tem sua história muito ligada aos Clubes, onde originalmente era exclusivamente praticado. Os primeiros praticantes eram turistas ingleses que, por volta de 1905, começaram a implantar o Tênis de Mesa no país. Pode-se fixar o ano de 1912 como o início das atividades oficiais do esporte, onde foi disputado o primeiro campeonato por equipes na cidade de São Paulo/SP, sagrando-se vencedor o Vitória Ideal Clube.

A estreia em Jogos Olímpicos, aconteceu em Seul, na Coreia do Sul, em 1988, onde o Brasil foi representado por Claudio Kano e Carlos Kawai. Em 1996, Hugo Hoyama dá ao Brasil o melhor resultado de sua história em Jogos Olímpicos até então, ao alcançar as oitavas de final em Atlanta, nos Estados Unidos. O atleta disputou seis edições dos Jogos Olímpicos na carreira, entre Barcelona 1992 e Londres 2012, e sete Jogos Pan-americanos, de Indianápolis 1987 a Guadalajara 2011. O mesatenista é um dos maiores medalhistas do país no Pan. Atualmente, é treinador da seleção feminina de Tênis de Mesa.

O título atual de melhor mesatenista brasileiro de todos os tempos, está com Hugo Calderano, que já alcançou o Top 5 no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Em sua estreia olímpica, chegou às oitavas de final nos Jogos Rio 2016. Em Tóquio 2020, Hugo alcançou o melhor resultado histórico de um brasileiro em uma edição de Jogos Olímpicos. Ele chegou às quartas de final do torneio individual, feito repetido também na disputa por equipes.

Tênis de Mesa no CBC

O Tênis de Mesa é um dos esportes apoiados pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, que em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa – CBTM realiza o Campeonato Brasileiro Interclubes® – CBI do esporte.

Entre os dias 30 de março a 03 de abril, foi realizado o Campeonato Brasileiro Interclubes® – CBI de Tênis de Mesa – 1ª Etapa, do qual o resultado, atualizou o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero.

"A primeira edição do CBI de Tênis de Mesa foi um sucesso. Conseguimos manter um nível de qualidade e entrega muito positivo, dando mais um passo para o fortalecimento do tênis de mesa brasileiro. Seguimos trilhando nosso caminho de ampliação da participação em competições oficiais e na construção de pilares para o alto rendimento, sendo que os eventos nacionais contribuem significativamente com o processo formativo de nossos atletas. O apoio do CBC, tanto para a CBTM quanto para os Clubes integrantes, tem sido fundamental para o fomento da modalidade”, afirmou o Diretor da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Geraldo Campestrini.

O CBC nesta semana de comemoração parabeniza a todos as entidades, Clubes e Atletas que trabalham com o desenvolvimento do Tênis de Mesa no Brasil!