O Comitê Brasileiro de Clubes - CBC e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos-CBDA, concluíram a parceria para a realização de Campeonatos Brasileiros Interclubes®-CBI de Águas Abertas, durante o ano II do Ciclo Olímpico 2021-2024, que se inicia no próximo dia 01 de maio de 2022 se estendendo até 30 de abril de 2023.
As Águas Abertas foram criadas pelo militar e nadador inglês Mattew Webb. Em 1875, ele foi o primeiro a atravessar o Canal da Mancha (34 km entre a Grã-Bretanha e a França) a nado sem qualquer equipamento ou salva-vidas. Desde então, muitos nadadores superaram o desafio de atravessar tanto o Canal da Mancha, como vários outros pontos do planeta. Mas esta modalidade de natação é muito antiga, está ligada aos primórdios do esporte. Na Grécia Antiga, como não havia piscinas, a natação nos primeiros Jogos Olímpicos era praticada em águas abertas.
Recentemente os brasileiros tiveram um grato presente neste esporte: nos últimos Jogos Olímpicos em Tóquio, a atleta do Brasil, Ana Marcela Cunha, do Unisanta-SP levou a medalha de ouro em Águas Abertas. Além disso, a nadadora baiana é dona de cinco títulos mundiais.
CBI de Águas Abertas
Com o Plano de Trabalho de Águas Abertas assinado entre a CBDA e o CBC, foi programada a realização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes® – CBI, em junho/2022 na cidade de Fortaleza/CE; em agosto/2022, em Palmas/TO; em setembro/2022, em Brasília/DF; e em dezembro/2022, em Salvador/BA.
Fiquem atentos!
A partir de agora, os Clubes que optaram por estes esportes deverão manifestar interesse pelos gêneros e CBI na plataforma do CBC, que se encerra no próximo dia 21 de abril.
As regras se manterão as mesmas e os resultados das competições serão contabilizados no Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero, além do Quadro Geral de Medalhas do CBC - QGM.