Esportes olímpicos possuem goleiros e o CBC faz uma homenagem especial neste dia

26, Abril 2022
Esportes olímpicos também possuem goleiros e o CBC faz uma homenagem especial neste dia

Dia 26 de abril se comemora no Brasil o Dia do Goleiro.

A data foi criada em 1975 por iniciativa do tenente Raul Carlesso, professor da Escola de Educação Física do Exército, com o objetivo de homenagear o aniversário de um grande ídolo brasileiro na posição: Haílton Corrêa Arruda, o Manga, que defendeu grandes clubes como Sport Recife-PE, Internacional-RS, Botafogo Futebol e Regatas-RJ e a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1.966 na Inglaterra.

No Futebol a posição do Goleiro está tão em destaque que ele é o único que pode pegar a bola com a mão, usa uniforme diferente e os mais antigos até diziam que onde ele fica não nasce grama.

Mas se engana quem pensa que Goleiro tem apenas no Futebol. Outros Esportes Olímpicos e que são apoiados pelo Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, como o Handebol e o Polo Aquático, também possuem o guardião do gol.

É fato que algumas diferenças existem entre os Goleiros desses esportes, mas muitas semelhanças também fazem parte da vida daqueles que desejam sempre impedir o gol dos adversários. É o caso de Luiza Oliveira, goleira da equipe de Handebol do Instituto Vitaliza-Vita-PE. No caso dela, foi paixão à primeira defesa. “Conheci a modalidade na época de escola e tudo era muito novo pra mim, mas me encantei desde o início. Logo nos primeiros treinos a goleira da equipe estava ausente e Handebol sem Goleiro não é Handebol. Então resolvi experimentar uma área nova, ver como me saía e daquele treino em diante, não queria mais sair do gol. Foi ali que decidi que seria meu lugar dentro de quadra”.

Como sempre o esporte é feito de altos e baixos, mas um dos momentos mais marcantes para Luiza foi o título na Liga Nacional de Handebol 2021. E nesse momento o Clube faz parte da vida da atleta. “Fazer parte do Clube me fez enxergar a modalidade de outras maneiras, tendo ao meu lado profissionais e colegas de equipe, capazes de auxiliar na minha vida como atleta, tendo uma rotina de treinamento, jogos, participando de competições de alto nível, agindo de maneira indispensável para minha carreira”.

Um dos maiores Goleiros do mundo no Handebol, Marcos Santos, o Marcão, confessa que começou a praticar o Esporte por “obrigação” e a ida para o gol aconteceu depois de não aguentar mais ser expulso quando jogava na linha. “Eu jogava Futsal no colégio e como parte da grade de atividades também tinha que jogar Handebol. Meu professor na época montou uma equipe para disputarmos competições. Eu jogava na linha, mas como também lutava Karatê e Capoeira, acabava usando alguns golpes para me defender. Só que isso não era permitido e eu acabava sendo expulso sempre. Num determinado jogo, nosso Goleiro não estava muito bem e eu fui para o gol para poder ajudar. Depois disso, descobri que tinha facilidade na posição, aperfeiçoei a técnica e em 1993 já estava jogando por um Clube”.

Marcão contou que um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi quando o Brasil conseguiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. Além disso, lembrou de uma decisão contra Cuba nos Jogos Pan Americanos de Winnipeg no Canadá. Cuba era um dos maiores do esporte na época, o Brasil levou a decisão para o tiro livre (o pênalti do Handebol) e apesar de Marcão conseguir defender alguns tiros, o Brasil foi derrotado nesta partida.

Marcão tem quase 30 anos de sua carreira de atleta dedicados a Clubes. Foram 15 anos na Associação Desportiva e Cultural Metodista de São Bernardo do Campo-SP e atualmente defende as cores do Esporte Clube Pinheiros-SP, completando 14 anos de Clube.

Uma carreira muito vitoriosa, com muitos títulos e inúmeras conquistas, além de várias passagens pela Seleção Brasileira de Handebol. “Eu passei por dois Clubes e em ambos recebi todo o suporte necessário. Isso é fundamental para o atleta seguir sua evolução, seguir se desenvolvendo, seguir crescendo com estímulos que realmente trazem para ele parâmetros que o levam a ter como dimensão o espelho internacional, ou seja, treinando no Pinheiros eu adquiri um nível para poder jogar fora do país e representar a seleção. Então, é fundamental para o atleta em sua carreira esportiva, estar vinculado a um Clube de referência, que tenha uma estrutura que possa dar o suporte necessário que este atleta necessitar”, finalizou.

Goleiros também se destacam no Polo Aquático

Das quadras para as piscinas. O Polo Aquático também é um esporte olímpico e que tem em suas equipes a posição de Goleiro. Este esporte surgiu no Brasil no início do século XX, a princípio no Rio de Janeiro, em Clubes como o Clube de Regatas Botafogo e o Clube de Regatas Vasco da Gama. A diferenciação entre os jogadores de cada equipe é feita por meio da cor da touca, que precisa ser distinta e contrastante entre os times. Os goleiros são exceções, pois ambos usam toucas de cor vermelha. As toucas têm protetores de ouvidos, já que o Polo Aquático é um esporte de bastante contato físico, e são numeradas de 1 a 13, sendo que a número 1 é reservada para o goleiro.  Alguns dos importantes Clubes integrados ao CBC, que desenvolvem o Polo Aquático e formam grandes Goleiros são: Clube de Regatas do Flamengo-RJ, Associação Bauruense de Desportos Aquáticos-ABDA-SP, Esporte Clubes Pinheiros-SP, Tijuca Tênis Clube-RJ, Clube Paineiras do Morumby-SP, Fluminense Football Club-RJ, SESI-SP, Associação Brasileira "A Hebraica" de São Paulo-SP, Clube Internacional de Regatas-SP, Clube Jundiaiense-SP, Clube Athlético Paulistano-SP, entre outros.

O Comitê Brasileiro de Clubes-CBC homenageia e parabeniza a todos os Goleiros do país!