Clubes devem apresentar o layout de seus uniformes que serão usados no ano II do Ciclo Olímpico

29, Abril 2022
Clubes devem apresentar até esta sexta-feira o layout de seus uniformes que serão usados no ano II do Ciclo Olímpico

Terminou na última sexta-feira (29) o prazo estipulado pelo Comitê Brasileiro de Clubes-CBC para que os Clubes integrados apresentem o layout de seus uniformes que serão usados durante o ano II do Ciclo Olímpico, Calendário 2022/2023, que se inicia no dia 1 de maio de 2022, e vai até o dia 30 de abril de 2023.

Os Clubes que ainda não enviaram os layouts devem fazê-lo pelo e-mail marketing@cbclubes.org.br. A não apresentação do layout dos uniformes poderá trazer impedimentos para os Clubes inadimplentes, pois ficarão impossibilitados de receber os benefícios de passagens aéreas oferecidos pelo CBC na realização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes®-CBI até que a aplicação no layout do uniforme seja aprovada pela área de Comunicação do CBC.

A partir deste ano II do Ciclo Olímpico 2021-2024, o CBC estará usando a sua nova marca nos CBI. Essa marca tem o formato quadrado no tamanho oficial de 8,5 cm x 8,5 cm e deverá estar estampado na parte frontal dos uniformes. A aplicação tem que ser feita no formato denominado “chapado”, com um fundo azul ou branco, contrastando com a cor do uniforme. O CBC também informa que a partir de agora não trabalhará mais com seu Selo de Formação “vazado”.

selo de formação

A busca de uma valorização maior do Selo de Formação de Atletas é uma das metas a serem alcançadas pelo CBC no fortalecimento do esporte nacional nos Clubes. Por este motivo, este trabalho constitui em uma ação conjunta com as Confederações, Ligas Nacionais e os próprios Clubes que devem mostrar aos órgãos controladores (Tribunal de Contas da União, Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania), Congresso Nacional e Senado Federal a abrangência do Programa de Formação de Atletas do CBC, e principalmente ao Senado Federal que está prestes a votar o Projeto de Lei 442/91 prevê o repasse de um percentual oriundo dos jogos de azar e apostas ao CBC, e que serão destinados aos clubes para a formação dos seus atletas.

Por esse motivo, o trabalho sério e responsável do CBC será ainda maior no que se refere à aplicação do Selo de Formação nos uniformes dos Clubes, e com fiscalização ainda mais rigorosa nos CBI realizados a partir de maio de 2022, multas serão aplicadas aos Clubes infratores de acordo com o item XVII do artigo 12 do Regulamento dos Campeonatos Brasileiros Interclubes – RCBI pelo não uso do selo, a partir da análise dos relatórios fotográficos emitidos pelas Confederações e Ligas Nacionais para o CBC, a cada CBI.

O selo antigo

Os Clubes que desenvolveram uniformes no ano de 2021, quando o Selo de Formação era retangular e vazado, não precisarão confeccionar novos uniformes, conforme já divulgado, até o dia 10 de fevereiro de 2023.

selo de formação 2

Porém, é importante ressaltar que os Clubes deverão estampar o novo Selo de Formação quadrado e chapado, versão 2022, mesmo que não adquiram novos uniformes. O objetivo é proporcionar a divulgação padronizada do Programa de Formação de Atletas, o quanto antes, o que consequentemente dará mais força ao programa e poderá beneficiar os próprios Clubes com mais recursos.

O selo colorido, mais antigo

Além disso, como já é de conhecimento de todos, o uso do Selo de Formação colorido está terminantemente proibido desde 31 de dezembro de 2021. O seu uso implicará diretamente em multa conforme RCBI.

selo colorido

No caso de dúvidas, entre em contato com a área de Comunicação do CBC pelo e-mail marketing@cbclubes.org.br.