Durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, um dos locais mais movimentados era o estádio Nilton Santos, o Engenhão, onde foram disputadas as competições do Atletismo, contando inclusive com a participação do astro Usain Bolt, da Jamaica, conquistando três medalhas de ouro e encerrando sua carreira nas pistas.
Depois disso, o estádio ficou praticamente destinado aos jogos de futebol, mas este ano, graças ao empenho da Confederação Brasileira de Atletismo-CBAt, um dos maiores eventos do esporte está de volta à sua casa.
Estamos falando do Troféu Brasil de Atletismo, que entra em sua edição de número 41, e é considerado o mais importante evento de Clubes de Atletismo da América Latina.
Desde o fim dos Jogos Rio 2016, as competições de Atletismo aconteceram em São Paulo/SP e Bragança Paulista/SP, voltando ao Rio de Janeiro/RJ este ano. E será uma volta em grande estilo pois promete a participação dos grandes destaques do Atletismo Nacional como Alison Santos, Érica Sena, Rosangela Santos, Darlan Romani, Tiago Braz, entre outros.
Outro nome muito esperado para participar da competição é Paulo André, o PA. Depois de conquistar prata nos Jogos Pan Americanos de Lima 2019 e ser semifinalista dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, PA parou com as competições para participar do programa Big Brother Brasil (BBB) da Rede Globo.
Com o fim do programa e depois dos compromissos contratuais, o atleta voltou aos treinos, mas não ainda nas condições ideais e por isso ainda não é presença confirmada.
Com ou sem PA, o 41º Troféu Brasil de Atletismo, que é uma competição organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo-CBAT em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, será realizado de 22 a 25 de junho.