Se engana quem pensa que apenas os aviões estão nas alturas. Para que eles cheguem lá, os preços das passagens aéreas nacionais atingiram altas jamais vistas no território nacional.
Devido à grave crise econômica que o país enfrenta pela pandemia da Covid 19 e a alta da inflação, os preços subiram em todos os segmentos e o da aviação foi um dos mais afetados. As notícias divulgadas na imprensa mostram que os aumentos de passagens aéreas atingiram a marca de 57% no último ano.
Matéria publicada pelo Correio Brasiliense em 07/12/2021
Executando o processo de aquisição das passagens aéreas para os Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI nos últimos meses, o CBC tem comprovado a alta dos preços a cada dia. Mesmo realizando a compra direta das companhias aéreas com o êxito obtido no processo de credenciamento, pelo qual garantimos preços mais acessíveis, ainda assim, a diferença dos valores praticados até 2020 para este ano são surpreendentes. Outras matérias veiculadas nos últimos dias pela imprensa indicam o cenário que se avizinha com a crise no setor aéreo, que apostava todas as fichas na retomada do crescimento do turismo interno com o fim das restrições causadas pela pandemia, e foi totalmente impactado com o aumento dos preços dos barris de petróleo causado pela guerra entre Ucrânia e Rússia, já divulgando nova alta nos preços das passagens aéreas.
Matéria publicada no site CNN Brasil – dia 12/10/2021
Matéria publicada no site UOL em 11/03/2022
Matéria publicada no site G1.com em 11/03/2022
Matéria publicada no site Globoplay.com em 15/03/2022
Apesar disso, o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC dentro de sua incansável luta de fortalecer o esporte nacional, não ficou de braços cruzados nesta crise e trabalha para que todos os Campeonatos Brasileiros Interclubes®-CBI sejam mantidos. Entretanto, tudo é feito de forma responsável considerando a previsão orçamentária.
As passagens aéreas continuarão sendo fornecidas dentro das regras já definidas nos Planos de Trabalho, sem redução de quantitativos. No entanto, com a tomada desta decisão, foi necessário realinhar as despesas elegíveis do programa retirando o fornecimento dos serviços de hospedagem, conforme divulgado na Assembleia Geral do último dia 12 e amplamente divulgado por meio de nossos boletins e Circular nº 014/2022, enviada aos Clubes, Confederações e Ligas Nacionais nessa semana.
De acordo com o Vice-Presidente e responsável pelo Programa de Formação de Atletas do CBC, Dr. Fernando Cruz, as decisões são tomadas considerando um cuidadoso planejamento, jamais querendo prejudicar os Clubes. “Os Clubes são o nosso maior bem. Quando se tem recursos limitados, e o compromisso com a continuidade da política de formação, as decisões precisam ser tomadas com austeridade e é natural que em um primeiro momento causem resistência. Na verdade, estamos agindo dentro de um processo de muita responsabilidade e transparência em busca da garantia de um calendário contínuo de competições, pensando sempre no conjunto de clubes e esportes atendidos pelo nosso Programa de Formação de Atletas e na sua perenidade”.
Com a difícil decisão pela suspensão do fornecimento dos serviços de hospedagem para os CBI, o CBC foi buscar uma solução visando reduzir os custos para os Clubes na contratação dos serviços, e para tanto está firmando acordo com as grandes Redes Hoteleiras do Brasil.
Como já divulgado, a partir de 1º de maio, os Clubes integrados terão tarifas especiais para participação em CBI nos hotéis da rede Atlântica Hotels do Brasil que englobam as marcas: Transamérica, Radisson, Hilton, Comfort, Quality, Ramada, Clarion Inn, Park Inn, Sleep Inn, Go Inn, dentre outras.
Entre as principais vantagens estão o estabelecimento de tarifas fixas reduzidas para todo calendário de CBI, com garantia do menor valor vigente; café da manhã incluso; check in antecipado e check out tardio, quando disponível; valor fixo e predeterminado para almoço e jantar; além da possibilidade de o próprio Clube escolher a categoria do hotel que deseja hospedar seus atletas.
Nos próximos dias divulgaremos novos acordos que estão em curso. A parceria com a Atlântica Hotels do Brasil é apenas a primeira objetivando a ampliação dos serviços de hospedagem aos Clubes integrados, Confederações e Ligas Nacionais.