A Canoagem, através de sua entidade máxima, a Confederação Brasileira de Canoagem-CBCa, acaba de confirmar a data do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade em seu Plano de Trabalho com o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC para o Ano II do Ciclo Olímpico, para 25 a 28 de agosto de 2022 na Bahia. Com isso, todos os Esportes que fecharam parceria com o CBC para mais um ano já deram início à programação de Campeonatos Brasileiros Interclubes-CBI® até o próximo dia 30 de abril de 2023.
Importante que todos os Clubes integrados que optaram pela Canoagem fiquem atentos e acompanhem os avisos para suas inscrições no Comitê Digital do CBC.
O CBC, apesar de todo o elevado reajuste nas tarifas aéreas, mantém seu compromisso de apoio para as competições, conforme divulgado em matéria do dia 28 de junho.
A Canoagem está inserida nas Olímpiadas desde Berlim 1936. Já no Brasil o esporte começou a ser desenvolvido a partir de 1984 e desde então, foram muitos anos de aprendizado e treinamento. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016 as primeiras medalhas, quando o país conquistou uma prata e um bronze com Isaquias Queiroz do Clube de Regatas do Flamengo-RJ no individual, e mais uma prata ao lado do canoísta Erlon Souza do Club Athletico Paulistano-SP.
Em Tóquio 2020, chegou a primeira medalha de ouro do esporte. Novamente Isaquias Queiroz que ficou com o lugar mais alto do pódio ao vencer o C1-1.000 metros.
As conquistas de Isaquias servem de exemplo para outros jovens atletas da Canoagem brasileira e isso poderá ser colocado em prática no CBI® do esporte que já acontecerá neste mês de agosto, a partir do dia 25, no Centro de Treinamentos de Canoagem da CBCa, na cidade de Santo Estevão na Bahia.