O mundo é rubro-negro! Pelo menos nas quadras de Basquetebol Masculino, e o grande motivo é que o Clube de Regatas do Flamengo-RJ conquistou pela segunda vez o título de Campeão Mundial da Copa Intercontinental de Basquete, evento organizado pela Federação Internacional de Basquete-FIBA, que foi disputado no Egito e este ano chegou à sua 31ª edição.
Na grande final, o Flamengo-RJ venceu a equipe do Hereda San Pablo Burgos da Espanha (Campeão da Liga dos Campeões da FIBA 2020-2021) pelo placar de 75 a 62.
O Clube de Regatas do Flamengo-RJ conquistou o direito de participar da competição uma vez que se sagrou campeão da Liga das Américas 2020-2021.O primeiro título dos cariocas na Copa Intercontinental de Basquete havia sido em 2014 e agora veio a conquista do bicampeonato.
Com mais este título, o Flamengo vai ter que aumentar sua sala de troféus uma vez que este foi o décimo primeiro título internacional da equipe, além de 8 campeonatos da NBB (Novo Basquete Brasil) e 2 do Torneio Super 8.
A conquista foi muito festejada pelos dirigentes da equipe e da Liga Nacional de Basquete (LNB) e houve um importante reconhecimento do trabalho conjunto desenvolvido com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC. “Parabéns para vocês (CBC) também que são em boa parte responsáveis pela formação dessa equipe. Fica aqui registrado meu agradecimento pelo apoio e confiança de sempre no nosso trabalho”, destacou o presidente do Clube de Regatas do Flamengo-RJ, Rodolfo Landim.
Marcelo Vido, ex-atleta de Basquete e que atualmente é Diretor Executivo de Esportes Olímpicos do Clube também destacou a importância do CBC na conquista e ainda pode comemorar o título pela terceira vez. “O CBC tem participação direta nesta conquista. Foi um título inesquecível! Eu sou tri pois ganhei em 1979 como jogador pelo Sírio de São Paulo/SP”.
O presidente da Liga Nacional de Basquete-LNB, Delano Franco, também engrossou o coro sobre a importância do CBC nessa conquista. “O CBC tem sido fundamental para nosso avanço! Estamos no caminho certo rumo a levar o Basquete brasileiro para o lugar de onde nunca devia ter saído”, finalizou.
O Presidente do CBC, Paulo Maciel, comentou sobre a conquista do título. "O CBC parabeniza o Clube de Regatas do Flamengo - RJ pela brilhante conquista, além de ficar honrado com as parcerias e as menções ao nosso Comitê".