Com equipe cheia de atletas clubistas, Brasil conquista ouro no Pan Americano de Ginástica

18, Julho 2022
Com equipe cheia de atletas clubistas, Brasil conquista ouro no Pan Americano de Ginástica

Terminou neste domingo no Rio de Janeiro/RJ, o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística Masculino e Feminino e o Brasil ficou com a medalha de ouro na competição por Equipes Feminina.

A equipe brasileira, repleta de atletas clubistas, estava formada por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira do Clube de Regatas do Flamengo-RJ, Christal Bezerra do Esporte Clube Pinheiros-SP e Júlia Soares e Caroline Pedro do Cegin-PR.

O sexteto brasileiro disputou nota a nota o título com os Estados Unidos, mas graças às excelentes apresentações de Flávia Saraiva no Solo e de Rebeca Andrade e Júlia Soares na Trave, o Brasil conseguiu fechar a competição por equipes com um total de 162.999 pontos contra 161.000 pontos das norte-americanas.

Essa foi a primeira vez que o Brasil conseguiu superar os Estados Unidos em uma competição por equipes, mostrando toda a evolução da ginástica brasileira nos últimos tempos. O resultado garantiu a Seleção Brasileira Feminina de Ginástica no Campeonato Mundial que acontece a partir do dia 29 de outubro em Liverpool na Inglaterra.

Seleção Brasileira Masculina fica com a prata
No Masculino, o Brasil também deu muito trabalho aos Estados Unidos e quase consegue ficar com o lugar mais alto do pódio.  A equipe também cheia de atletas de Clubes estava formada por Arthur Nory e Leonardo de Souza do Esporte Clube Pinheiros-SP, Caio Souza e Lucas Bittencourt do Minas Tênis Clube-MG, Arthur Zanetti do SERC Ginástica de São Caetano do Sul-SU e Diogo Soares da Academia Pira Olímpica-SP.  A disputa no Masculino também foi nota a nota e no final o Brasil fechou a competição com um total de 244.234 pontos ficando com a medalha de prata. Com 245.698 pontos, os Estados Unidos ficaram com a medalha de ouro.  A medalha de prata também garantiu a Seleção Brasileira Masculina de Ginástica no Campeonato Mundial em outubro.   Destaques Individuais  Além dos excelentes resultados por equipes, nos aparelhos, os brasileiros também foram muito bem. No feminino, o destaque ficou por conta de Flávia Saraiva, atleta do Clube de Regatas do Flamengo-RJ que ficou com o primeiro lugar no Individual Geral.  Caio Souza do Minas Tênis Clube-MG ganhou ouro no Salto e prata nas Argolas e Barra Fixa e estes resultados também garantiram ao atleta o primeiro lugar na competição Individual Geral.   Esses resultados são fruto de um trabalho árduo de longo prazo coordenado pela Confederação Brasileira de Ginástica - CBG, e comprova a força dos Clubes na evolução da ginástica brasileira.

No Masculino, o Brasil também deu muito trabalho aos Estados Unidos e quase consegue ficar com o lugar mais alto do pódio.

A equipe também cheia de atletas de Clubes estava formada por Arthur Nory e Patrick Correa do Esporte Clube Pinheiros-SP, Caio Souza e Lucas Bittencourt do Minas Tênis Clube-MG, Arthur Zanetti do SERC Santa Maria-SP e Diogo Soares do Clube de Regatas do Flamengo-RJ.

A disputa no Masculino também foi nota a nota e no final o Brasil fechou a competição com um total de 244.234 pontos ficando com a medalha de prata. Com 245.698 pontos, os Estados Unidos ficaram com a medalha de ouro.

A medalha de prata também garantiu a Seleção Brasileira Masculina de Ginástica no Campeonato Mundial em outubro.

Destaques Individuais

Além dos excelentes resultados por equipes, nos aparelhos, os brasileiros também foram muito bem. No feminino, o destaque ficou por conta de Flávia Saraiva, atleta do Clube de Regatas do Flamengo-RJ que ficou com o primeiro lugar no Individual Geral.

Caio Souza do Minas Tênis Clube-MG ganhou ouro no Salto e prata nas Argolas e Barra Fixa e estes resultados também garantiram ao atleta o primeiro lugar na competição Individual Geral.

Esses resultados são fruto de um trabalho árduo de longo prazo coordenado pela Confederação Brasileira de Ginástica - CBG, e comprova a força dos Clubes na evolução da ginástica brasileira.