Terminou neste domingo no Rio de Janeiro/RJ, o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística Masculino e Feminino e o Brasil ficou com a medalha de ouro na competição por Equipes Feminina.
A equipe brasileira, repleta de atletas clubistas, estava formada por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira do Clube de Regatas do Flamengo-RJ, Christal Bezerra do Esporte Clube Pinheiros-SP e Júlia Soares e Caroline Pedro do Cegin-PR.
O sexteto brasileiro disputou nota a nota o título com os Estados Unidos, mas graças às excelentes apresentações de Flávia Saraiva no Solo e de Rebeca Andrade e Júlia Soares na Trave, o Brasil conseguiu fechar a competição por equipes com um total de 162.999 pontos contra 161.000 pontos das norte-americanas.
Essa foi a primeira vez que o Brasil conseguiu superar os Estados Unidos em uma competição por equipes, mostrando toda a evolução da ginástica brasileira nos últimos tempos. O resultado garantiu a Seleção Brasileira Feminina de Ginástica no Campeonato Mundial que acontece a partir do dia 29 de outubro em Liverpool na Inglaterra.
Seleção Brasileira Masculina fica com a prata
No Masculino, o Brasil também deu muito trabalho aos Estados Unidos e quase consegue ficar com o lugar mais alto do pódio.
A equipe também cheia de atletas de Clubes estava formada por Arthur Nory e Patrick Correa do Esporte Clube Pinheiros-SP, Caio Souza e Lucas Bittencourt do Minas Tênis Clube-MG, Arthur Zanetti do SERC Santa Maria-SP e Diogo Soares do Clube de Regatas do Flamengo-RJ.
A disputa no Masculino também foi nota a nota e no final o Brasil fechou a competição com um total de 244.234 pontos ficando com a medalha de prata. Com 245.698 pontos, os Estados Unidos ficaram com a medalha de ouro.
A medalha de prata também garantiu a Seleção Brasileira Masculina de Ginástica no Campeonato Mundial em outubro.
Destaques Individuais
Além dos excelentes resultados por equipes, nos aparelhos, os brasileiros também foram muito bem. No feminino, o destaque ficou por conta de Flávia Saraiva, atleta do Clube de Regatas do Flamengo-RJ que ficou com o primeiro lugar no Individual Geral.
Caio Souza do Minas Tênis Clube-MG ganhou ouro no Salto e prata nas Argolas e Barra Fixa e estes resultados também garantiram ao atleta o primeiro lugar na competição Individual Geral.
Esses resultados são fruto de um trabalho árduo de longo prazo coordenado pela Confederação Brasileira de Ginástica - CBG, e comprova a força dos Clubes na evolução da ginástica brasileira.