O Basquete Masculino Sub 23 do Brasil sagrou-se campeão do Global Jam Toronto 2022. Além do Brasil, a competição contou com a participação dos donos da casa, o Canadá, Estados Unidos e Itália e marcou a estreia de Tiago Splitter como técnico da Seleção Nacional.
A Seleção Brasileira Sub 23 de Basquetebol Masculino foi formada 100% por atletas clubistas, o que mostra que os Clubes brasileiros estão muito bem servidos para o futuro. “Foi um ótimo torneio Sub 23 e com uma brilhante participação do Brasil, que além do título, jogou muito bem toda a competição. Também vale destacar que dos 12 atletas que compõem a Seleção, 11 participaram da Liga de Desenvolvimento de Basquete - LDB, evento realizado em parceria com o CBC”, afirmou Delano Franco, presidente da Liga Nacional de Basquete-LNB.
A estreia brasileira não foi nada boa, com a derrota para o Canadá por 89 a 75. Porém, depois disso só foram vitórias no caminho do Brasil, sendo a última delas na noite deste domingo contra os Estados Unidos, pelo placar de 77 a 73, confirmando o título da competição.
Um dos grandes destaques do Brasil e considerado o MVP da competição foi Yago Mateus, que integra a equipe do Clube de Regatas do Flamengo-RJ. Yago terminou a competição com médias de 21 pontos, seis rebotes e oito assistências por jogo, além de 30 pontos e 11 assistências na grande decisão.
Com o fim do torneio, os atletas voltam para seus Clubes de olho nas futuras convocações da Seleção Brasileira Adulta que em agosto participará das Eliminatórias da Copa do Mundo 2023 e em setembro jogará a AmeriCup, que este ano acontecerá aqui no Brasil.