O Boletim da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem-ABCD de setembro, traz informações sobre a divulgação da Lista 2023 de Substâncias e Métodos Proibidos (Lista Proibida), que foi aprovada pelo Comitê Executivo da Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA).
A Lista Proibida é divulgada três meses antes de entrar em vigor, para que os atletas, dirigentes, pessoal médico e outros interessados possam tomar conhecimento de quaisquer modificações. Vale lembrar que os atletas são responsáveis por substâncias proibidas encontradas no seu corpo e pelo uso de métodos proibidos.
No Boletim da ABCD é possível ficar por dentro das principais modificações da Lista Proibida para o próximo ano. Além disso, traz como editorial a importância do trabalho em conjunto das entidades, para o fortalecimento da cultura antidopagem. As ações presenciais e os treinamentos sobre a pauta, uma elucidação sobre testes e Calendário Brasileiro Antidopagem estão nesta edição do Boletim.
O Comitê Brasileiro de Clubes-CBC é parceiro da ABCD na divulgação das ações antidopagem, dentro da campanha #JogoLimpo. E por isso, divulga todos os meses o Boletim da entidade, entre outras informações, para o fortalecimento do esporte e da luta antidopagem.