O Minas Tênis Clube-MG foi fundado em 1935. A área onde o Clube teve sua primeira sede seria cedida pela Prefeitura de Belo Horizonte/MG para a construção de um zoológico. No entanto, o crescimento urbanístico fez o prefeito da época, Otacílio Negrão de Lima, a mudar os planos e então ficou decidido pela criação no local de uma área para esportes e lazer.
De olho nisso, dois jovens e talentosos esportistas da época, Waldomiro Salles Pereira do Tênis e Necésio Tavares que tinha um time de Voleibol, ficaram sabendo desses planos e decidiram procurar pelo prefeito para propor uma união de forças que deu muito certo. Estava fundado o Minas Tênis Clube-MG, que teve como seu primeiro presidente e sócio número 1, Necésio Tavares.
A partir daí a história do Minas Tênis Clube-MG é só crescimento e o Clube se tornou em uma das maiores potencias e referências esportivas do país.
Durante a entrega do Prêmio Clube Formador do ciclo 2017-2020, o Minas Tênis Clube-MG foi o melhor nos esportes Voleibol, Natação e Ginástica de Trampolim. O vice-presidente do MTC, Carlos Henrique Martins Teixeira foi quem recebeu o troféu e apresentou o vídeo do Clube intitulado “Referência em Revelar Talentos”.
E seu Clube também pode ser uma das entidades homenageadas pela atuação nos esportes apoiados pelo CBC e assim receber o Troféu Prêmio Clube Formador.
Este prêmio foi criado com o objetivo de reconhecer os Clubes em sua luta incansável na busca em revelar talentos e trabalhar no desenvolvimento dos atletas da base até a excelência esportiva com muita garra e determinação.
Em 2021 aconteceu a primeira edição do prêmio em uma cerimônia de premiação que aconteceu durante o Congresso Brasileiro de Clubes, em parceria com a Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES.
Cerimônia do Prêmio Clube Formador 2021
O Prêmio Clube Formador acontecerá todos os anos, desta vez, premiando a atuação dos Clubes nos Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI a cada ano do ciclo 2021-2024. Em 2022 os Clubes receberão o Troféu durante o Congresso Brasileiro de Clubes, pelo desempenho no Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero 2021/2022, a ser encerrado em 30 de abril deste ano, após a realização do último CBI do Calendário 2021/2022.