O Voleibol é um dos esportes que mais conquistaram medalhas em edições de Jogos Olímpicos. Na história do esporte, o Brasil já subiu ao pódio por 11 vezes, sendo seis vezes com os homens e cinco vezes com as mulheres.
Estar em uma edição de Jogos Olímpicos é o sonho de todos os atletas do esporte e esta é uma das missões do Comitê Brasileiro de Clubes - CBC em seu propósito de formar atletas.
Por isso, o CBC mantém forte sua parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol-CBV na realização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes®-CBI, desde as categorias de base até a Superliga.
O Voleibol se tornou um dos esportes mais praticados no país. A prática nas aulas de Educação Física das escolas revelou talentos que são levados para os Clubes, que são os grandes formadores de futuros atletas, que muitas vezes chegam a integrar as Seleções Nacionais.
E para possibilitar esta visibilidade, CBC e CBV mantém a parceria na realização dos CBI, que estão “a todo vapor”. Nos últimos dias dois se encerraram. O primeiro deles foi o Feminino Sub 17 – Classificatória B realizado em São Luís/MA que teve a equipe do Tijuca Tênis Clube-RJ como vencedor. Já a Classificatória A do Sub 17 Feminino acabou nesta terça-feira no ginásio do Olympico Club em Belo Horizonte/MG e teve a ADC Bradesco-SP terminando no lugar mais alto do pódio.
E muito mais vem por aí até o final deste mês. Ainda estão programadas as finais do CBI de Voleibol Masculino Sub 19 que começa nesta quarta-feira (23) em Porto Alegre/RS e também as finais do Feminino Sub 18 a partir do dia 25 em Belo Horizonte/MG.
Profissionais em ação
As oito equipes do Masculino e as oito do Feminino começam a definir a partir desta quarta-feira (23) quem continua na luta pelo título da temporada 2021-2022 da Superliga Nacional de Voleibol, o maior campeonato do esporte realizado em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes.
Foram 22 rodadas eletrizantes disputadas em turno e returno e as oito equipes melhores em cada gênero se classificaram para o início da fase do “mata-mata”.
Entre os homens, o Minas Tênis Clube-MG terminou a fase de classificação em primeiro, seguido pelo Sada Cruzeiro-MG. Entre as mulheres, o domínio na fase de classificação também foi mineiro com o Praia Clube-MG terminando na liderança, seguido pelo Minas Tênis Clube-MG.
A torcida pode comemorar porque a partir desta quarta-feira começam os jogos das quartas-de-final. Serão três jogos e quem vencer dois continua na competição.
Os confrontos da Superliga Masculina ficaram definidos assim:
Dia 23/3 – Sada Cruzeiro-MG x São José Vôlei-SP
Dia 23/3 – Vôlei Guarulhos-SP x APAN Blumenau-SC
Dia 24/3 – Sesi-SP x Vôlei Renata Campinas-SP
Dia 24/3 – Minas Tênis Clube-MG x Funvic Natal-RN
O segundo jogo das quartas-de-final da Superliga Masculina de Voleibol acontece nos dias 30 e 31 de março e o terceiro jogo, caso necessário ser realizado, será nos dias 3 e 4 de abril.
Superliga Feminina
A Superliga Feminina de Voleibol também chegou à sua fase de quartas-de-final e os confrontos já estão definidos. No dia 25 de março, o Praia Clube-MG que terminou a fase de classificação em primeiro lugar, vai enfrentar o E.C.Pinheiros-SP, que fechou a primeira fase em oitavo.
Os outros jogos da Superliga Feminina de Voleibol são:
Dia 25/3 – Osasco Vôlei-SP x Sesc Flamengo-RJ
Dia 26/3 – Minas Tênis Clube-MG x Barueri Volleyball Club-SP
Dia 26/3 – Sesi Bauru-SP x Fluminense Football Club-RJ
O jogo 2 das quartas-de-final da Superliga Feminina de Voleibol acontece nos dias 28 e 29 de março e o terceiro jogo, se necessário, acontece nos dias 1 e 2 de abril.