O movimento pelo fortalecimento da Rede Nacional de Clubes, ganha mais um reforço de peso. A Confederação Brasileira de Vela – CBVela publicou hoje uma Nota Oficial que trata sobre a integração e o apoio a Clubes participantes de CBI®, por meio do Programa de Formação de Atletas do CBC.
Para um Esporte que reúne Clubes de grandes medalhistas olímpicos, tanto no Masculino, quanto no Feminino, esta ação faz com que a Vela consiga dar um passo a mais para receber apoio de extrema importância no desenvolvimento da formação de velejadores em nosso país.
Agora os Clubes que participam dos Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI® de Vela, deverão estar cadastrados ao Programa de Formação de Atletas do CBC, com a integração minimamente como “Clube Aspirante”, para fazer parte das competições. Na próxima quinta-feira (2) será agendada uma reunião entre a CBVela, Clubes e CBC para alinhamento das ações de cadastramento dos Clubes na plataforma do CBC.
Com a Nota Oficial da CBVela, serão 43 esportes olímpicos entre Masculino e Feminino, beneficiados pelo Programa de Formação de Atletas do CBC, fruto da parceria com 18 Confederações e Ligas Nacionais. Apenas Badminton e Esgrima ainda estão de fora desta mobilização.
Segundo Lars Grael, medalhista olímpico da Vela e membro do Colegiado de Direção do CBC, a criação do "Clube Aspirante" traz um grande potencial para a Formação de Atletas, sendo uma conquista para o esporte olímpico. “O Comitê Brasileiro de Clubes - CBC consolida os Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI® como o principal sistema da formação de atletas no Brasil. A criação do "Clube Aspirante" aumenta em muito a base de clubes integrados ao Programa de Formação de Atletas do CBC e potencializa a formação de atletas. Com a nota oficial publicada pela CBVela, todos os clubes participantes do CBI de Vela (Copa Brasil de Vela), precisam estar associados ao CBC. Como Aspirante, o clube se associa gratuitamente e possui vários benefícios. Mais uma conquista para o esporte olímpico, e para a Vela, que é a modalidade que mais medalhas de ouro produziu nas Olimpíadas”.
Lembrando que o “Clube Aspirante”, em campanha que vai até o dia 31 de março de 2023, terá direito a benefícios como passagens aéreas para participação em um CBI®, duas passagens áreas, com hospedagem e alimentação, para participação no Fórum Nacional de Formação Esportiva e vaga garantida em um dos cursos de extensão da UNICAMP.
Confira na íntegra a nota oficial da CBVela: