Nesta quarta-feira (15), o Deputado Federal Luiz Lima (PL) foi eleito o novo presidente da Comissão do Esporte. Ex-nadador olímpico, tendo atuado em Clubes como o Tijuca Tênis Clube-RJ e o Fluminense Football Club-RJ, o parlamentar está em seu segundo mandato, e sempre esteve comprometido em apoiar a comunidade clubística e promover o desenvolvimento do esporte no Brasil.
Luiz Lima, afirmou que seu mandato frente à Comissão do Esporte, será dedicado principalmente ao debate do sistema e do Plano Nacional de Desporto. Além disso, ele pretende acompanhar a execução da Lei de Incentivo ao Esporte e o projeto de lei que prevê a obrigatoriedade da Educação Física na educação básica, atualmente em tramitação no Senado.
Paulo Maciel, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, ressaltou a atuação de Luiz Lima e o alinhamento de seu trabalho com o fortalecimento da comunidade clubística. "A eleição do Luiz Lima para a presidência da Comissão do Esporte é um grande ganho para o esporte em nosso país. Conheço o Luiz desde jovem, quando ele já demonstrava sua paixão pelo esporte e um grande comprometimento com as causas relacionadas a este tema. Ele sempre nos demonstra o seu entendimento em relação a importância dos Clubes na atuação esportiva do Brasil. Tenho certeza de que sua experiência trará um grande diferencial para a Comissão.”
O trabalho do Deputado Federal também foi enaltecido pelo Secretário Geral do CBC, Arialdo Boscolo, o qual vem acompanhando a atuação de Luiz Lima na luta pelo esporte frente ao parlamento. "Acompanhei toda a atuação de Luiz Lima desde a legislação passada, e posso afirmar que ele é um parlamentar dedicado e comprometido com a causa do esporte. Destaco sua atuação como relator na Lei de Incentivo ao Esporte, que ampliou de 6 para 7% a contribuição de pessoas físicas e dobrou de 1 para 2% de empresas. Isso mostra que ele tem uma visão ampla e estratégica, capaz de pensar nas melhores soluções para fomentar o esporte no Brasil".
A Comissão do Esporte é responsável por debater e votar propostas relacionadas ao sistema desportivo nacional e sua organização, política e plano nacional de educação física e desportiva, normas gerais sobre desporto, justiça desportiva, entre outros temas relevantes para o setor esportivo no Brasil.