Caio Souza, do Minas Tênis Clube-MG, conquista quatro medalhas na Copa do Mundo de Ginástica artística

12, Junho 2023
voleibol

Na Ginástica Artística, Caio Souza, do Minas Tênis Clube-MG, conquistou quatro medalhas na etapa da Croácia da Copa do Mundo da modalidade. Ele foi ouro na barra fixa, prata no solo, e bronze nas argolas e barras paralelas. Arthur Nory, do Esporte Clube Pinheiros-SP, foi prata na barra fixa, enquanto Arthur Zanetti, da Associação de Ginástica Artística Di Thiene de Pais e Mestres-SP, foi prata nas argolas.

Caio e Nory são beneficiários do programa Bolsa-Pódio do Ministério do Esporte, e Arthur Zanetti está na lista do Bolsa-Atleta, também do ME.

Caio souza
Fonte: Minas Tênis Clube

Ainda na Ginástica, mas na Ginástica Rítmica, modalidade parceira do Comitê Brasileiro de Clubes, o Brasil conquistou três medalhas de ouro por equipes no Campeonato Pan-Americano, disputado no México. No individual, Bárbara Domingos, conquistou as medalhas de ouro do individual geral, na fita e nas maças, enquanto Geovanna dos Santos levou o título no arco. 

Bárbara e Geovanna são beneficiárias do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. 

Bárbara e Geovanna
Crédito: Confederação Brasileira de Ginástica(CBG)

No Atletismo, os brasileiros conquistaram medalhas importantes em torneios espalhados pelo mundo, com pontos para o ranking mundial, classificatório para o Campeonato Mundial, que será em agosto, na Hungria. Tatiane Raquel da Silva, do Instituto Paranaense de Esportes e Cultura-PR, conquistou o ouro no GP de Budapeste, na Hungria, nos 3000m com obstáculos com o tempo de 9min24s75, o segundo melhor tempo da história do país na prova. 

Tatiana
Crédito: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Na mesma competição, Isabel Quadros, da Associação Atletismo de Blumenau AABLU-SC, ficou com a prata no salto com vara com 4,10m. No salto em altura, Fernando Ferreira, do Instituto Elisângela Maria Adriano IEMA-SP, foi prata com 2,15m. 

No Meeting de Lisboa, em Portugal, Lorraine Martins, do Esporte Clube Pinheiros-SP, venceu os 100m e 200m rasos com 11s46 e 23s55 respectivamente. Gabriel Constantino, da Medex-RJ, venceu os 110m com barreiras com a marca de 13s84.

Lorraine
Crédito: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Nos 400 m feminino, pódio 100% brasileiro, com Tabata Vitorino (Associação Atlética Maringá-PR), com 52s65, seguida de Chayenne Pereira (Esporte Clube Pinheiros-SP), com 53s94, e de Maria Victória Sena (FCTE-SP), com 54s67. No arremesso do peso, Livia Avancini, do Instituto Paranaense de Esportes e Cultura-PR, foi campeã com 16,82m. 

Tatiane, Isabel, Fernando, Lorraine, Gabriel, Tabata, Chayenne, Maria e Livia são beneficiárias do programa Bolsa-Atleta.

No Badminton, o Brasil conquistou três medalhas de ouro no Aberto de Santo Domingo, na República Dominicana, que contou pontos para o ranking mundial. Jonathan Matias, do Club Athletico Paulistano-SP, foi campeão no masculino, Juliana Vieira, também do Club Athletico Paulistano-SP, a campeã no feminino e, nas duplas, Juliana e Sânia Lima, do Joca Claudino Clube de Esportes-PI, ficaram com o título. Os três fazem parte do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. 

Badmint
Crédito: Comitê Olímpico do Brasil (COB)

No Judô, o Brasil conquistou cinco medalhas no Open de Córdoba, válido pelo ranking mundial e também para o ranking classificatório dos Jogos Pan-Americanos.  Eric Takabatake, do Esporte Clube Pinheiros-SP, foi ouro na categoria até 66kg, mesma medalha conquistada por Leonardo Gonçalves, da Sogipa-RS, até 100kg e Giovanna Santos, do Clube de Regatas Flamengo-RJ, no peso acima de 100kg. Foram ainda dois bronzes, com Vinicius Ardina, do Sesi-SP, até 73kg, e Vinicius Panini, do Esporte Clube Pinheiros-SP, 81kg. 

Os cinco estão no programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. 

Judô

No Tênis, modalidade em que a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) é parceira do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Beatriz Haddad foi semifinalista de Roland Garros, um dos quatro principais torneios do mundo. Com o resultado, que nenhuma brasileira conseguia há mais de 50 anos, ela alcançou a décima posição no ranking mundial da WTA, Associação das Tenistas Profissionais. 

Bia Haddad
Crédito: Roland Garros/divulgação

Na Canoagem Slalom, Omira Estácia,do Instituto Meninos do Lago IMEL-PR, ficou em quarto lugar no caiaque cross da etapa de Praga, na República Tcheca, da Copa do Mundo da modalidade, competição que reuniu as principais atletas da modalidade. Na prova da canoa individual, ficou em 14º. Ela faz parte do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Omira
Crédito: Comitê Olímpico do Brasil (COB)

No Handebol, o Esporte Clube Pinheiros-SP conquistou o título do Campeonato Centro Sul-Americano de Clubes, principal competição do continente. A equipe foi campeã jogando em casa, no próprio Esporte Clube Pinheiros em São Paulo.

Handebol
Crédito: Esporte Clube Pinheiros

No Vôleibol, a seleção masculina, composta por diversos jogadores que atuaram por seus Clubes na Superliga, encerrada mês passado, ganhou três jogos e perdeu um na primeira semana de disputas da Liga das Nações. O time venceu a Alemanha, Argentina e EUA, e foi derrotado por Cuba.

Vôlei
Crédito: Federação Internacional de Vôlei