Nesta quarta-feira, 30 de agosto, aconteceu o terceiro e penúltimo dia do Fórum Nacional de Formação Esportiva, o evento durou o dia todo e contou com muito conteúdo relevante para os cerca de 1300 convidados.
O terceiro dia de evento começou com uma apresentação do Superintendente-Executivo da Subsede do CBC, Dr. João Paulo Gonçalves, que explicou aos convidados todos os compromissos dos Clubes Integrados ao Programa de Formação de Atletas do CBC, principalmente aqueles que estão hoje como Aspirantes. E além disso, Dr. João também apresentou para o público o processo para ascensão de categoria, para que os Clubes possam aproveitar ainda mais do Programa, para o desenvolvimento esportivo de seus atletas. “Temos todo um sistema de estratégia para cada categoria, são processos para valorizar a ação e o apoio para construir uma boa política esportiva e atender todos os Clubes beneficiados para chegarmos a grandes conquistas no esporte nacional.” - disse o Superintendente do CBC.
Após essa primeira palestra, o Fórum recebeu Soraya Carvalho, Gerente do Instituto Olímpico do Brasil IOB/COB, para falar do “Programa Esporte Seguro” e apresentou ainda o principal objetivo do programa que vai de encontro com proteger atletas e prezar pela segurança pessoal de cada um. “É fundamental construirmos um ambiente saudável e seguro para todos no esporte. Os impactos da violência, sentido pelos atletas, são diversos, profundos e duradouros. Por isso, o Programa Esporte Seguro, desenvolvido pelo COB, foi criado. Queremos contribuir para uma cultura de prevenção e adoção de boas práticas” afirmou Soraya Carvalho, Gerente do Instituto Olímpico do Brasil IOB/COB.
Em seguida, subiu ao palco a Diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte - Mesp, Michelle Vinecky, que explanou sobre a Lei de Incentivo ao Esporte. Ela passou sobre o começo da Lei e cada detalhe que faz ser uma legislação muito importante para o esporte. A diretora também falou sobre a importância dela para os profissionais da área, além de mostrar o avanço com projetos e pessoas beneficiadas através da Lei. A Lei de Incentivo ao Esporte foi criada em 2007 e atua para ampliar o acesso e desenvolvimento do esporte para o maior número de pessoas no país. “No ano passado alcançamos mais de 900 mil pessoas com essa legislação, e estamos trabalhando para atingir ainda mais e ampliar o desenvolvimento do esporte no país. Até agora, já contabilizamos mais de 816 mil pessoas beneficiadas pela Lei de Incentivo ao Esporte em 2023 e vamos superar a marcar de 2022.” reforçou durante a palestra a diretora de programa e políticas do Ministério do Esporte.
Ainda na primeira parte do dia, o evento contou com a participação de um representante do Minas Tênis Clube – MG, Clube da categoria “Filiado Pleno” e um dos cases de sucesso do CBC. João Gomide Leite Neto, Gerente de Negócios e Marketing do clube mineiro comentou sobre a captação de recursos, patrocínios e incentivo fiscal, com o objetivo de mostrar a importância e dicas para que os gestores possam aplicar nos seus Clubes. “É um prazer estar nesse grande evento representando nosso Clube e podendo compartilhar um pouco da nossa experiência com todos vocês.” - disse João Gomide.
Na segunda parte desta quarta-feira, foi realizado o curso de Gestão do Esporte nos Clubes Brasileiros, organizado pela Unicamp e CBC, e lecionado pelo Professor Doutor Leandro Mazzei com participação especial de Kenji Saito (Diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB). A ação teve como o objetivo entregar aos convidados dicas e ensinamentos de como construir uma boa gestão dentro dos Clubes para conquistar grandes resultados no esporte, e ainda, formar atletas com mentalidade vencedora para aumentar a representação do Brasil em campeonatos internacionais.
Durante a programação da tarde na plenária o público teve uma grata surpresa, em dose dupla, isso porque, estiveram presentes dois gigantes do nosso esporte. Um deles, Rafael Silva, o “Baby” multimedalhista olímpico do Judô. A outra grande surpresa foi com outro “Babby”, Rafael Araújo, ex-jogador de basquete da NBA e de grandes Clubes brasileiros.
Para finalizar o dia, o evento contou com a palestra “Detecção e desenvolvimento de Talentos para o Esporte”, ministrada pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Gomes da CBF Academy. Nesta última ação, o Professor apresentou aos convidados todo o processo de construção de talentos no esporte, o trabalho com crianças e adolescentes desde o começo para que possam adquirir habilidades e conquistar grandes níveis esportivos. A palestra surpreendeu a todos na plateia que aplaudiram em pé o Professor ao final.
Além disso, de forma paralela às principais ações do dia, também aconteceram duas reuniões com os dirigentes do CBC. Uma delas, na parte da manhã, foi o Fórum com os secretários de esportes estaduais. A outra, na parte da tarde, aconteceu com as Confederações e Ligas Nacionais. Essas reuniões foram de extrema importância para o alinhamento entre as entidades, com o objetivo de fortalecer o esporte em nosso país.
Os plantões técnicos e stands do CBC e parceiros continuaram atendendo o público neste dia.