O atirador brasileiro já classificado para as Olimpíadas de Paris 2024, Marcus D’Almeida, conquistou a Copa do Mundo de Tiro com Arco 2023, realizada em Hermosillo, no México. O atleta do Clube Dispara Brasil – RJ vem se destacado e venceu a segunda competição mais importante da temporada, que reuniu os oito melhores esportistas da modalidade do mundo.
Marcus derrotou o sul-coreano Lee Woo-Seok por 6 a 4 na final do campeonato.
Além dele, outro atleta brasileiro também conquistou medalha de ouro em torneio mundial nesta semana. O carioca João Fonseca, que já integrou o Club de Regatas Vasco da Gama – RJ, e hoje treina no Itanhangá Golf Clube - RJ, foi campeão do US Open Juvenil, em Nova York, após vencer o norte-americano Learner Tien, por 2 sets a 1 na final do torneio. João também já integrou o Club de Regatas Vasco da Gama e disputou Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI pela equipe carioca.
O jovem ainda assumiu a liderança do ranking mundial juvenil do tênis depois de vencer a competição.
Quem também subiu no lugar mais alto do pódio foi Ygor Coelho, cria da Associação Miratus de Badminton – RJ, que conquistou o título do Guatemala International Challenger, torneio de Badminton. Na competição que valeu pontos para o ranking mundial, o brasileiro derrotou Kevin Cordón na decisão por 2 a 1. Além disso, na disputa em dupla, outra cria da Miratus, Davi Silva e seu parceiro Fabrício Farias conquistaram o vice-campeonato.
No Vôlei de Praia, a dupla brasileira Carol Horta e Ana Luiza conquistaram o Future de Miguel Pereira, etapa do Circuito Mundial da modalidade realizada no Rio de Janeiro/RJ. As meninas derrotaram as estadunidenses Van Gunst e Lindstrom na final da competição. Além disso, outros atletas brasileiros também ganharam medalhas no torneio, a dupla do Iate Clube de Brasília - DF, Gabriel e Felipe Alves levou a prata, e Heitor e Vinicius (Instituto Evokar - RJ), e Flavia Moura e Fabrine (Tijuca Tênis Clube – RJ) ficaram com a medalha de bronze.
Além de títulos, também teve brasileiro quebrando recordes durante a semana. O velocista Felipe Bardi, no Troféu Bandeirantes em São Bernardo do Campo/SP, fez a prova dos 100m rasos em apenas 9 segundos e 96 milésimos e conquistou o novo recorde brasileiro. O atleta do SESI - SP é o segundo do país a correr abaixo da marca dos 10 segundos, Erik Cardoso, que atingiu 9s97 nos Jogos Sul-Americanos, em julho, é o outro atleta do Brasil a superar o tempo.
Na Ginástica Artística, o Brasil conquistou a medalha de ouro na competição por equipe do Campeonato Sul-Americano da modalidade, disputado na Colômbia. Os brasileiros venceram na categoria masculina e feminina, e ainda teve Gabriela Barbosa, do Pinheiros – SP, e Gabriel Faria, do Minas Tênis Clube - MG, ganhando ouro no individual geral.
A seleção conquistou outras dez medalhas nas provas por aparelhos, sendo quatro de ouro, com Josiany Calixto, do CEGIN – PR, que venceu nas barras assimétricas e trave, e Rafaela Oliveira, do Grêmio Náutico União – RS, no solo. Pelo masculino, Lucas Bitencourt, do Minas, conquistou o título na barra fixa.
O Minas Tênis Clube – MG também foi representado pela judoca Clarice Casas Ribeiro, que conquistou um título internacional em Calgary, no Canadá. A atleta de 15 anos, ganhou medalha de ouro no Pan-Americano – Oceania Cadets na categoria até 44kg.
Imagens: Divulgação / Redes Sociais