O Fórum Nacional de Formação Esportiva recebeu alguns representantes do Comitê Olímpico do Brasil – COB, que agregaram conhecimentos e experiências aos participantes no evento. Além de palestras, o COB também colaborou com a participação de atletas do Time Brasil e um Stand próprio.
Desde o primeiro dia, os convidados puderem obter informações sobre os projetos do COB no Stand Olímpico, e a entidade também aproveitou para divulgar a COB Expo, que será realizada no final deste mês.
Na plenária, o Fórum recebeu as palestras de Soraya Carvalho, Gerente do Instituto Olímpico do Brasil – IOB/COB e de Kenji Saito, Diretor de Desenvolvimento Esportivo do COB. A primeira falou sobre o Programa Esporte Seguro, um projeto que visa combater a violência dentro do esporte e proteger os atletas, prezando sempre pela segurança de todos no ambiente esportivo. De acordo com Soraya, o Programa tem como principal foco informar sobre os crescentes casos de assédio e estupro que acontecem no país, e ainda, orientar Clubes sobre os direitos de cada profissional.
“O Brasil é muito grande, por isso é necessário conter regras, estatuto, ética, pois num ambiente sem isso, nessa precariedade, acontecem casos problemáticos e denúncias. A ideia é entregar às entidades o maior número de informação referente aos direitos e deveres dos atletas, como forma de prezar pelo direito humano e contribuir para uma sociedade mais ética. Eventos como esse Fórum nos ajudam a promover cada vez mais informações importantíssimas como essas.” - disse Soraya durante sua apresentação.
Além disso, após a palestra, o Vice-Presidente do COB, Marco La Porta, também subiu ao palco para pronunciar a importância do evento aos Clubes presentes e assinou com o CBC um Termo do Programa Esporte Seguro para Organizações, que tem como objetivo apoiar organizações e comunidade esportiva para tornar o esporte um lugar mais seguro para todos.
“O evento foi muito importante para integração dos Clubes, que mostrou a força do Comitê Brasileiro dos Clubes sendo fundamental para o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro. Foi um evento à altura que o esporte merece.” - disse Marco La Porta a ser perguntado sobre o evento.
Já o Diretor de Desenvolvimento, Kenji Saito, foi responsável por participar de forma especial do Curso de Gestão do Esporte nos Clubes Brasileiros, promovido pela Unicamp. Kenji palestrou sobre o Plano Estratégico do COB para desenvolver o esporte com os atletas do Brasil, além de instruir sobre a importância de trabalhar a gestão dentro dos Clubes para melhorar a performance dos esportistas, por meio das equipes técnicas e multidisciplinar das entidades.
“Foi ótimo poder compartilhar o trabalho do Comitê Olímpico do Brasil na área de Desenvolvimento Esportivo, apresentando aos representantes dos clubes o Modelo de Desenvolvimento Esportivo e os principais programas e projetos feitos pelo COB. Acredito que os clubes têm papel fundamental na formação dos atletas jovens, e nós do COB enxergamos com bons olhos a parceria que se inicia com o CBC.” - relatou o Diretor de Desenvolvimento do COB.
Além das palestras, o COB também esteve representado nos Painéis: “A Política de Excelência Esportiva: desafios no atual cenário nacional” com o Diretor Geral, Rogério Sampaio e “A Formação Esportiva na visão dos atletas olímpicos e do Comitê Olímpico do Brasil” com Ney Wilson, Diretor de Alto Rendimento do Comitê.
Rogério Sampaio ressaltou sobre os desafios do cenário nacional do esporte e da gestão esportiva atual, além de apresentar possíveis soluções para alavancar o setor.
“Fiquei muito feliz de poder participar do congresso do Comitê Brasileiro de Clubes. Foi uma oportunidade para poder reencontrar alguns amigos, para trocar informações e ideias. Espero que eu tenha contribuído também com a minha participação. Estar ao lado de nomes como Lars Grael e Luiz Lima, que hoje está no segundo mandato como deputado federal, e ver que tantos atletas do passado continuam tendo uma atuação importante no esporte brasileiro. Pra mim foi uma grande oportunidade. E, com certeza, quero estar no próximo encontro do CBC para reencontrar essas pessoas, continuar aprendendo e contribuindo com o desenvolvimento do esporte nacional.” - disse o Diretor Geral do COB, Rogério Sampaio.
Ney Wilson comentou sobre a importância do trabalho do CBC para criar grandes atletas no país e reforçou que eventos como esse ajudam a promover e desenvolver cada vez mais o esporte em nosso país. “O Fórum Nacional de Formação Esportiva foi, do ponto de vista do alto rendimento, muito produtivo e informativo sobre os projetos e como podemos alinhar e otimizar recursos em forma de investimento nos atletas dos clubes. O CBC está de parabéns pela iniciativa e possibilidade de reunir grandes pessoas do esporte brasileiro. Essa troca de experiência foi essencial e fundamental não só para todos aqueles que fazem parte do sistema esportivo brasileiro, mas também para o COB. Foi muito engrandecedor poder pensar juntos como desenvolver melhor os esportes que nascem, sem dúvida, nos clubes”.
As atividades foram realizadas como um bate-papo entre grandes nomes do setor esportivo, que transmitiram ensinamentos através da experiência de cada um. As autoridades também responderam perguntas dos convidados presentes na plenária.
E além de todas as atividades já citadas, o COB também foi representado por três atletas olímpicos que foram ao evento representando o Time Brasil. Rafael Silva, o “Baby” do Judô, Bia Dizotti e Gulherme Costa da Natação, receberam os participantes no stand do olímpico, tiraram fotos e conversaram com os profissionais presentes no evento. O “Baby” também participou de uma ação de entretenimento no palco do Fórum.
Vem ai!
Depois do grande sucesso do Fórum Nacional de Formação Esportiva, outros eventos do Comitê Brasileiro de Clubes - CBC estão previstos até o final do ano.
Ainda em setembro, será realizado em Curitiba, o Fórum Estadual de Formação Esportiva com clubes de todo o estado do Paraná. No final de outubro vai ocorrer o IX Seminário Nacional de Formação Esportiva, com muito conteúdo sobre o Programa de Formação de Atletas, incluindo a discussão e definição da nova Matriz de Meritocracia para obtenção de recursos para o ciclo olímpico de Los Angeles 2028. Acompanhe!