Clubes pelo mundo: atletas de clubes levam os primeiros lugares do pódio em competições internacionais

2, Outubro 2023
Clubes pelo mundo: atletas de clubes levam os primeiros lugares do pódio em competições internacionais

Esgrima 

No Campeonato Sul-Americano de Esgrima a equipe feminina de florete foi para a final após superar a equipe argentina, com um placar de 45-41. A competição começou com Bia Bulcão (Esporte Clube Pinheiros-SP), que conquistou uma vantagem inicial significativa. Mariana Pistoia (Grêmio Náutico União-RS), campeã individual na modalidade, seguiu com uma performance sólida. Ana Toldo (GNU) e Carolina Brecheret (Club Athletico Paulistano-SP) também mantiveram o Brasil na liderança do placar, encerrando o jogo por 45-27 contra o Peru, conquistando assim a medalha de ouro. 

Foto: Roseleo Sanchonete/CBE
Foto: Roseleo Sanchonete / CBE

Já a equipe masculina de sabre foi para a disputa pelo terceiro lugar. O Brasil enfrentou a Argentina e saiu vitorioso com um placar de 45-41, garantindo assim a medalha de bronze. A equipe brasileira de sabre era composta por Henrique Garrigós (Paulistano), Bruno Pekelman (Pinheiros), Fábio Salles (Paulistano) e Enrico Pezzi (Sociedade de Ginástica Porto Alegre – SOGIPA – RS). 

Foto: Roseleo Sanchonete/CBE
Foto: Roseleo Sanchonete / CBE

Atletismo 

No primeiro dia de outubro, a cidade de Riga, localizada na Letônia, foi palco da primeira edição do Mundial de Corrida de Rua. O Brasil marcou presença no evento com 11 atletas, com destaque para Jaqueline Weber, da Associação Medalha de Ouro-AMO-RS, que quebrou o recorde brasileiro na distância da milha (equivalente a 1.609 metros), registrando o impressionante tempo de 4 minutos e 50 segundos. 

Foto: Gaspar Nobrega / COB
Foto: Gaspar Nobrega / COB

Voleibol 

Ainda neste domingo (1º), a seleção brasileira de Voleibol masculino conseguiu uma grande virada sobre a República Tcheca. A equipe venceu por 3 sets a 2, em partida válida pelo Pré-Olímpico da modalidade, realizado no Rio de Janeiro (RJ). O Brasil começou o jogo com: Bruno, Lucão (Sada-MG), Lucarelli, Alan (APAN-SC), Flávio, Honorato (Minas Tênis Clube-MG) e Thales (L). No entanto, após um primeiro set muito instável, o técnico Renan Dal Zotto promoveu a entrada de Adriano (Brasil Vôlei Clube – SP) e Darlan (SESI-SP), nos lugares de Honorato e Alan, para o segundo set. As mudanças deram um novo roteiro para a partida, principalmente por conta de Darlan, que passou a ser a bola de confiança nas viradas de bola e ainda impôs boas passagens pelo saque. 

Foto: Mauricio Val / FV Imagem / CBV
Foto: Mauricio Val / FV Imagem / CBV

No Sul-Americano Sub-17 de Voleibol Feminino, a equipe brasileira ficou com o vice-campeonato. Na final contra a Argentina disputada neste domingo (1º), as brasileiras acabaram superadas no tie-break. Parciais de 25/21, 18/25, 25/19, 17/25 e 19/17. Apesar da medalha de prata, o jovem time sob a liderança de Fofão mostrou alguns talentos para ficar de olho. Entre eles estão as pontas Valentina, Eduarda Zeni (Barueri Volleyball Club – SP), Laura (Barueri Esporte Forte-SP), Maria Luiza e outras. Além disso, o Brasil já carimbou o passaporte para o Mundial da categoria. 

Maurício Val-FV Imagens-CBV
Foto: Maurício Val / FV Imagens / CBV

Vôlei de Praia 

A dupla Duda e Ana Patrícia do Praia Clube-MG fechou a semana com mais uma grande atuação diante de Nuss/Kloth. No set decisivo levaram a melhor e fecharam a partida em 15/13. Com a conquista em Paris, as brasileiras chegam ao quarto título em etapas Elite do Circuito Mundial. 

Foto: Volleyball World
Foto: Volleyball World

Ginástica Artística 

A vaga olímpica por equipes na ginástica feminina brasileira está garantida: Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira do Clube de Regatas do Flamengo-RJ, além de Júlia Soares do CEGIN (Centro de Excelência de Ginástica-PR) confirmaram presença nos Jogos de Paris 2024 e ainda aguardam por vagas em finais no Mundial da Antuérpia. 

Foto: Ricardo Bufolin / CBG
Foto: Ricardo Bufolin / CBG

O Brasil não conseguiu a vaga por equipes masculinas na ginástica artística dos Jogos de Paris 2024. A seleção brasileira viu adversários ultrapassá-la na manhã do último domingo, terminando o Mundial da Antuérpia na 13ª colocação, um posto abaixo da zona de classificação, mas com direito a uma vaga individual. Um segundo posto foi conquistado por Diogo Soares (Clube de Regatas do Flamengo-RJ) pelo desempenho no individual geral. Arthur Nory (Esporte Clube Pinheiros-SP) foi à final da barra fixa e também pode se garantir nas Olimpíadas no próximo domingo. 

Foto: CBG / Ricardo Bufolin
Foto: CBG / Ricardo Bufolin