Abertura oficial do CBI® NBB será neste sábado com partida entre SESI Franca e São Paulo

21, Outubro 2023
Abertura oficial do CBI® NBB

Neste sábado, 21, começa mais uma temporada do CBI® Novo Basquete Brasil (NBB), com partida de abertura oficial entre os finalistas da edição anterior, SESI Franca – SP e São Paulo – SP, na casa do atual campeão, o ginásio Pedrocão, em Franca. Esta será a 16ª edição do campeonato, que conta com a organização da Liga Nacional de Basquete – LNB, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC. 

Apesar de a abertura oficial ser no sábado, o CBI® já teve dois jogos antecipados por conta do calendário da seleção brasileira da modalidade nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. O Flamengo – RJ participou em ambos, perdendo um confronto para o Minas Tênis Clube – MG por 87 a 70, e vencendo o Pato Basquete – SP por 84 a 71. 

Batendo o recorde de equipes da temporada 2012/2013, a competição desta edição será a maior da história do NBB e contará com 19 Clubes disputando o título do maior campeonato do Basquete nacional. Vasco da Gama – RJ, Botafogo – RJ e Mogi Basquete – SP são os times que retornam ao torneio, se juntando aos participantes do NBB 15. Somente o Rio Claro - SP, que disputou a última edição não participará do CBI® de 2023/2024. 

O campeonato promete ser emocionante dentro das quadras, as equipes se enfrentarão entre si em turno e returno e, as 16 melhores se encontram nos playoffs até a final. O campeão será decidido em junho de 2024.  

Além disso, a temporada do NBB 16 também terá a presença dos jovens atletas que atuaram pelo CBI® Liga de Desenvolvimento de Basquete neste ano, e chegam em alto nível para deixar a competição ainda mais intensa e cheia de atrativos.