Mais uma semana em que atletas de Clubes formadores conquistam bons resultados em competições internacionais. Teve pódio na Ginástica Artística, no Judô, na Esgrima, no Tênis de Mesa, na Natação e no Atletismo.
Em Paris, na etapa da Copa do Mundo de Ginástica, o Brasil levou cinco medalhas para casa. No Feminino, três atletas do Flamengo – RJ conquistaram o pódio, Rebeca Andrade, nas barras assimétricas, e Jade Barbosa, no solo, foram medalhas de prata, enquanto Flavia Saraiva ficou com a medalha de bronze na trave.
Pelo Masculino, Arthur Nory, do Pinheiros – SP, e Bernardo Actos, do Minas Tênis Clube – MG, conquistaram a prata e bronze, respectivamente, na barra fixa.
O país também foi representado no pódio do Pan-Americano de Judô, realizado em Calgary, no Canadá. Os atletas conquistaram 16 medalhas em toda a competição, sete delas de ouro.
Os judocas campeões foram, Mayra Aguiar, na categoria 78kg, Rafaela Macedo (90kg), Daniel Cargnin (73kg) e Matheus Tanaki (60kg), atletas do Sogipa – RS, e Bia Souza (+78kg) e Larissa Pimenta (52kg), do Pinheiros – SP, também conquistaram o primeiro lugar do pódio. Além disso, o Brasil foi ouro na competição por equipe.
O Pinheiros e o Sogipa também contaram com atletas que conquistaram medalha de prata, Rafael Silva, o Baby, na categoria 100kg, do clube paulista, e Leo Gonçalves, também no 100kg, da equipe gaúcha. Outros clubes também estavam representados no segundo lugar do campeonato, como o Flamengo – RJ, com Rafaela Silva (57kg), e o Minas Tênis Clubes – MG, com Guilherme Schmidt (81kg).
Já a medalha de bronze foi conquistada por Luana Carvalho (70kg), do Vasco da Gama – RJ, William Lima (66kg), do Pinheiros, Michel Augusto (60kg), do SESI – SP, Natasha Ferreira (48kg), da Sociedade Morgenau – PR, e Jéssica Pereira (52kg), do Instituto Reação – RJ.
A competição no país norte americano também somou pontos para o ranking de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris no ano que vem.
No Tênis de Mesa, a seleção conseguiu a vaga para as Olimpíadas no torneio por equipes, tanto no Masculino como no Feminino, após competição realizada em Cuba pelo Campeonato Pan-Americano da modalidade.
Hugo Calderano e Vitor Ishiy, da Associação Cultural Nipo Brasileira de São Caetano do Sul – SP, Eric Jout, do Clube Top Spin Brasil Academy Tênis de Mesa – SP, e Guilherme Teodoro, da Associação Concordiense de Tênis de Mesa - SC, foram os campeões do masculino, após vitórias sobre o Canadá, Chile e Porto Rico. Pelo feminino, a equipe composta por Bruna Takahashi, Giulia Takahashi e Laura Watanabe, da Associação Cultural Nipo Brasileira de São Caetano do Sul – SP, e Bruna Alexandre, do Praia Clube – MG, foram vice-campeãs do torneio.
Na Esgrima, pelo Torneio Satélite de Monterrey, no México, o atleta Guilherme Toldo, do Grêmio Náutico União – RS, ganhou a medalha de bronze e também representou o pódio brasileiro na semana. A competição valeu pontos para o ranking mundial do esporte na categoria florete. Guilherme é hoje o número 33 do ranking.
Ainda teve ótimos resultados do Brasil nos dois primeiros dias do Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, em Buenos Aires, na Argentina. Os atletas brasileiros dominaram o pódio na Natação, conquistando 44 medalhas nas provas disputadas até domingo, 17.
A competição que acontece no Parque Olímpico da Juventude, resultou até agora em 21 medalhas de ouro, 13 de prata e 10 de bronze.
Entre os atletas brasileiros em destaque temos Sophia Isidoro (SESI – SP) que conquistou dois ouros e uma prata, Celine Bispo (Yacht Clube da Bahia – BA) com dois ouros, e Thaiana Melissa (SESI – SP), Samuel Lopes (Clube Paineiras do Morumby – SP) e Davi Leone (Corinthians – SP), com um ouro e uma prata cada.
Por fim, a delegação brasileira também mandou bem no primeiro Campeonato Ibero-Americano Sub-18 de atletismo, realizado em Lima, no Peru. O Brasil conquistou o primeiro lugar no quadro de medalhas da competição, com 12 de ouro, oito de prata e três de bronze.
Destaques para Amanda Miranda da Silva (Geração Atletismo Cianorte-PR) com dois ouros, e Alberto Rodrigues dos Santos Filho (Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba – SP) e Vinícius de Brito (Associação do Clube de Atletismo de Rio do Sul - SC), que conquistaram uma medalha de ouro e uma prata cada um.
Muitos destes atletas poderão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos deste ano, que será realizado no Chile, enquanto integrantes do Time Brasil, do Comitê Olímpico do Brasil – COB, bem como na próxima edição dos Jogos Olímpicos, em Paris 2024.