Clubes pelo Mundo: Atletas clubísticos ganham medalhas em competições internacionais

18, Setembro 2023
Clubes pelo Mundo: Atletas clubísticos ganham medalhas em competições internacionais

Mais uma semana em que atletas de Clubes formadores conquistam bons resultados em competições internacionais. Teve pódio na Ginástica Artística, no Judô, na Esgrima, no Tênis de Mesa, na Natação e no Atletismo. 

Em Paris, na etapa da Copa do Mundo de Ginástica, o Brasil levou cinco medalhas para casa. No Feminino, três atletas do Flamengo – RJ conquistaram o pódio, Rebeca Andrade, nas barras assimétricas, e Jade Barbosa, no solo, foram medalhas de prata, enquanto Flavia Saraiva ficou com a medalha de bronze na trave.  

Pelo Masculino, Arthur Nory, do Pinheiros – SP, e Bernardo Actos, do Minas Tênis Clube – MG, conquistaram a prata e bronze, respectivamente, na barra fixa. 

Atletas da Ginástica pelo Time Brasil

O país também foi representado no pódio do Pan-Americano de Judô, realizado em Calgary, no Canadá. Os atletas conquistaram 16 medalhas em toda a competição, sete delas de ouro. 

Os judocas campeões foram, Mayra Aguiar, na categoria 78kg, Rafaela Macedo (90kg), Daniel Cargnin (73kg) e Matheus Tanaki (60kg), atletas do Sogipa – RS, e Bia Souza (+78kg) e Larissa Pimenta (52kg), do Pinheiros – SP, também conquistaram o primeiro lugar do pódio. Além disso, o Brasil foi ouro na competição por equipe. 

O Pinheiros e o Sogipa também contaram com atletas que conquistaram medalha de prata, Rafael Silva, o Baby, na categoria 100kg, do clube paulista, e Leo Gonçalves, também no 100kg, da equipe gaúcha. Outros clubes também estavam representados no segundo lugar do campeonato, como o Flamengo – RJ, com Rafaela Silva (57kg), e o Minas Tênis Clubes – MG, com Guilherme Schmidt (81kg). 

Já a medalha de bronze foi conquistada por Luana Carvalho (70kg), do Vasco da Gama – RJ, William Lima (66kg), do Pinheiros, Michel Augusto (60kg), do SESI – SP, Natasha Ferreira (48kg), da Sociedade Morgenau – PR, e Jéssica Pereira (52kg), do Instituto Reação – RJ.  

A competição no país norte americano também somou pontos para o ranking de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris no ano que vem. 

Atletas de Judô representando o Brasil

No Tênis de Mesa, a seleção conseguiu a vaga para as Olimpíadas no torneio por equipes, tanto no Masculino como no Feminino, após competição realizada em Cuba pelo Campeonato Pan-Americano da modalidade. 

Hugo Calderano e Vitor Ishiy, da Associação Cultural Nipo Brasileira de São Caetano do Sul – SP, Eric Jout, do Clube Top Spin Brasil Academy Tênis de Mesa – SP, e Guilherme Teodoro, da Associação Concordiense de Tênis de Mesa - SC, foram os campeões do masculino, após vitórias sobre o Canadá, Chile e Porto Rico. Pelo feminino, a equipe composta por Bruna Takahashi, Giulia Takahashi e Laura Watanabe, da Associação Cultural Nipo Brasileira de São Caetano do Sul – SP, e Bruna Alexandre, do Praia Clube – MG, foram vice-campeãs do torneio.

Equipe Feminina     Equipe masculina

Na Esgrima, pelo Torneio Satélite de Monterrey, no México, o atleta Guilherme Toldo, do Grêmio Náutico União – RS, ganhou a medalha de bronze e também representou o pódio brasileiro na semana. A competição valeu pontos para o ranking mundial do esporte na categoria florete. Guilherme é hoje o número 33 do ranking.  

Bronze na esgrima

Ainda teve ótimos resultados do Brasil nos dois primeiros dias do Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, em Buenos Aires, na Argentina. Os atletas brasileiros dominaram o pódio na Natação, conquistando 44 medalhas nas provas disputadas até domingo, 17.  

A competição que acontece no Parque Olímpico da Juventude, resultou até agora em 21 medalhas de ouro, 13 de prata e 10 de bronze.   

Entre os atletas brasileiros em destaque temos Sophia Isidoro (SESI – SP) que conquistou dois ouros e uma prata, Celine Bispo (Yacht Clube da Bahia – BA) com dois ouros, e Thaiana Melissa (SESI – SP), Samuel Lopes (Clube Paineiras do Morumby – SP) e Davi Leone (Corinthians – SP), com um ouro e uma prata cada.  

Atletas de natação  Atletas femininas na competição   Atletas femininas

Por fim, a delegação brasileira também mandou bem no primeiro Campeonato Ibero-Americano Sub-18 de atletismo, realizado em Lima, no Peru. O Brasil conquistou o primeiro lugar no quadro de medalhas da competição, com 12 de ouro, oito de prata e três de bronze.  

Destaques para Amanda Miranda da Silva (Geração Atletismo Cianorte-PR) com dois ouros, e Alberto Rodrigues dos Santos Filho (Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba – SP) e Vinícius de Brito (Associação do Clube de Atletismo de Rio do Sul - SC), que conquistaram uma medalha de ouro e uma prata cada um. 

    atletas atletismo   Atletas na competição de atletismo     Vinicius Brito

Muitos destes atletas poderão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos deste ano, que será realizado no Chile, enquanto integrantes do Time Brasil, do Comitê Olímpico do Brasil – COB, bem como na próxima edição dos Jogos Olímpicos, em Paris 2024.