Clubes pelo Mundo: “Especial Pan 2023” Atletas clubísticos acumulam medalhas de ouro, prata e bronze no Pan Americano Santiago 2023

23, Outubro 2023
Clubes pelo Mundo: “Especial Pan 2023” Atletas clubísticos acumulam medalhas de ouro, prata e bronze no Pan Americano Santiago 2023

A natação brasileira teve um brilhante começo nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Logo no primeiro dia de competições o atleta da UNISANTA-SP, Guilherme Costa, conquistou o ouro nos 400m livre. A equipe masculina no revezamento 4x100m livre também levou o ouro e fez história ao conquistar o sétimo título consecutivo dos Jogos Pan-americanos, com o time composto por Guilherme Caribé do Clube de Regatas do Flamengo-RJ, Marcelo Chierighini e Victor Alcará do Esporte Clube Pinheiros-SP, e Felipe Ribeiro da UNISANTA-SP. Ouro ainda para o revezamento misto 4x100m livre, composto por Guilherme Caribé do Clube de Regatas do Flamengo-RJ, Marcelo Chierighini, Ana Carolina Vieira e Stephanie Balduccini, estes três do Esporte Clube Pinheiros-SP, que bateu o recorde pan-americano, com um tempo de 3m23seg78. A prova foi emocionante, decidida nos metros finais contra os Estados Unidos (prata) e o Canadá (bronze).  

Já das dez medalhas de prata do Brasil até agora em Santiago, seis delas são de esportes apoiados pelo CBC, e todas de Clubes do Programa de Formação de Atletas. Foram conquistadas quatro pratas na natação durante os dois primeiros dias de competições, com Maria Fernanda Costa, atleta do Unisanta - SP sendo vice-campeã duas vezes, 200m livre e 400m livre, e Leonardo de Deus, também do Unisanta, conquistando segundo lugar nos 200m borboleta e Vínicius Lanza, do Minas Tênis Clube - MG foi prata na prova de 100m borboleta. 

Nesta segunda-feira, o Brasil conquistou mais uma prata com o ginasta Diogo Soares no individual geral masculino, com 81.865 pontos. Além dele, o Brasil também conquistou uma medalha de prata na Ginástica Artística neste domingo, 22. A equipe feminina composta pelas atletas do Clube de Regatas do Flamengo - RJ, Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Jade Barbosa, e as ginastas do Cegin, Carlyne Pedro e Julia Soares colocaram o país no segundo lugar do pódio. Elas são sensação brasileira do momento, já que conquistaram recentemente a vaga para Paris 2024 no campeonato mundial, semanas atrás. Elas ainda disputam outras medalhas durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.  

Na Ginástica Artística, o Brasil também conquistou medalha pela categoria masculina por equipe. No primeiro dia de competições, nossos atletas foram medalhistas de bronze, ficando atrás apenas dos EUA e Canadá. A equipe era composta por Arthur Nory e Patrick Sampaio, do Esporte Clube Pinheiros-SP, Diogo Soares, do Clube de Regatas do Flamengo-RJ, Bernardo Miranda, do Minas Tênis Clube-MG, e Yuri Guimarães, da Associação Agith-SP. 

Outras medalhas de bronze conquistadas pelos brasileiros foram na Natação, quatro vezes. Murilo Sartori, do Clube de Regatas do Flamengo-RJ nos 200m Livre, Alexia Assunção, do Sesi-SP, nos 200m Costas, Gabrielle Roncatto do Unisanta, nos 400m Livre, e ainda, no Revezamento 4X100m Feminino, com as atletas dos Esporte Clube Pinheiros-SP, Ana Vieira, Stephanie Balduccini e Giovanna Diamante, e a nadadora Celine Bispo, que representa o Yacht Clube da Bahia-BA. 

A equipe do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC está acompanhando de perto os atletas clubísticos que representam o Brasil no Pan! Confira toda cobertura em nosso Instagram e no Canal do Whatsapp.