IX Seminário Nacional de Formação Esportiva traz programação com foco no Programa de Formação de Atletas

24, Outubro 2023
IX Seminário Nacional de Formação Esportiva traz programação com foco no Programa de Formação de Atletas

A menos de uma semana do IX Seminário Nacional de Formação Esportiva, evento realizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes - CBC em parceria com a Confederação Nacional dos Clubes - FENACLUBES, promete oferecer aos participantes uma visão abrangente e profunda dos principais temas relacionados ao desenvolvimento esportivo no Brasil.  

Como já divulgado, neste ano o CBC conseguiu ampliar um dia na programação do Seminário, e assim possibilitar um maior aproveitamento do público participante de todo o conteúdo referente ao Programa de Formação de Atletas do CBC, especialmente nos dias 31 de outubro e 01 de novembro. 

A tarde do dia 31 começará com o bate-papo entre os embaixadores do CBC, “A Meritocracia no Esporte e autoavaliação na busca de melhor desempenho esportivo”. Os campeões mundiais e medalhistas olímpicos, André Heller, Emanuel Rego e Lars Grael trarão suas perspectivas e experiências sobre a meritocracia no esporte. Eles discutirão como a autoavaliação desempenha um papel crucial na busca do alto desempenho esportivo.  

Em seguida, os participantes do IX Seminário receberão a palestra “A Meritocracia no Programa de Formação de Atletas do CBC”, ministrada pelo Dr. Fernando Cruz, vice-presidente do CBC, que irá explorar a aplicação da meritocracia no Programa e fornecerá informações sobre como o CBC está comprometido em promover a igualdade de oportunidades com base no mérito esportivo. 

Ainda na tarde do dia 31, Arialdo Boscolo, Secretário-Geral do Conselho Consultivo do CBC, fará a palestra “A Matriz de Bônus e Seus Objetivos”, onde o intuito é detalhar a Matriz de Bônus, que é um importante componente do Programa de Formação de Atletas do CBC.  

A palestra “A Nova Lei Geral do Esporte, Auditoria do TCU e Responsabilidades do CBC, Clubes e Confederações”, encerrará a tarde do dia 31, e abordará questões cruciais relacionadas à legislação esportiva, auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) e as responsabilidades do CBC, dos Clubes e das Confederações dentro deste tema.  

Já no dia 1º de novembro, o dia começará com uma dinâmica sobre o Ranking e Quadro Geral de Medalhas, que contará com simulações para esportes coletivos e individuais, fazendo com que os participantes possam aprender sobre estas questões na prática. 

Logo após essa dinâmica, os gestores do CBC abordarão sobre a escolha de esportes para o próximo ciclo olímpico (Los Angeles 2025-2028), tratando de seus critérios e metodologia. 

Ainda no dia 1º, o tema “Controle da Aplicação do Selo de Formação frente aos objetivos estratégicos do CBC” será tratado com esclarecimento de dúvidas e informações sobre o assunto. 

Informações adicionais:  

O Comitê Brasileiro de Clubes – CBC orienta que sejam utilizados trajes compostos de camisa polo - contendo o logo do Clube e o Selo de Formação de Atletas do CBC - durante cada um dos quatro dias de evento. 

Lembrando que é importante a conferência por parte dos participantes, dos e-tickets para o deslocamento aéreo! Clique aqui.

Mais informações entrar contato pelo e-mail: seminario@cbclubes.org.br