O Brasil já conquistou 50 medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, e segue entre os primeiros colocados no quadro geral de medalhas da competição. A maioria dos pódios são de atletas de Clubes que fazem parte do Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes - CBC, um apoio que faz toda a diferença na formação dos jovens esportistas para chegarem em alto nível nas maiores competições do esporte olímpico.
Entre ontem e hoje, os atletas clubísticos dos esportes parceiros do CBC conquistaram três medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze. O primeiro lugar do pódio venho com a ginasta do Clube de Regatas do Flamengo-RJ, Rebeca Andrade, que fez saltos quase que perfeitos e levou o ouro para casa. Além disso, ela também conquistou uma prata na prova de Barras Paralelas fazendo ótimas exibições.
Os brasileiros seguem se destacando na Natação, nos últimos dias o Brasil conquistou ouro no Revezamento Masculino 4x200m Livre com os atletas do Unisanta-SP, Guilherme Costa, do Minas Tênis Clube-MG, Fernando Scheffer, do Esporte Clube Pinheiros-SP, Breno Correia e do Clube de Regatas Flamengo-RJ, Murilo Sartori. No revezamento feminino da mesma distância, as brasileiras do Unisanta-SP, Maria Fernanda, Nathalia Almeida e Gabrielle Roncatto, e a do Esporte Clube Pinheiros-SP, Stephanie Balduccini, levaram a medalha de prata.
Medalha também para o Remo brasileiro, com os atletas do Botafogo de Futebol e Regatas-RJ, Lucas Ferreira e Beatriz Cardoso. Nesta quarta-feira (25), Lucas levou o ouro na categoria Skiff Simples Masculino, e Beatriz subiu no segundo lugar do pódio na mesma prova pelo naipe Feminino.
Além destas medalhas, o Brasil também foi segundo lugar na prova de solo da Ginástica Artística, com o atleta do Esporte Clube Pinheiros-SP, Arthur Nory, que fez uma boa prova e levantou a galera na arquibancada, mostrando muita superação após não fazer boas exibições no Individual Geral no dia anterior. Também tivemos medalhas no Badminton: a prata com a Dupla Masculina, Fabricio Farias, formado no Joca Claudino-PB, e Davi Silva, da Associação Miratus de Badminton-RJ e o bronze na dupla feminina com Juliana Viana, do Club Athletico Paulistano-SP, e Sania Lima, do Joca Claudino-PB.
Outras provas com atletas clubísticos no pódio foram na Barra Paralela da Ginástica Artística com Flavia Saraiva, atleta do Clube de Regatas do Flamengo-RJ, que conquistou sua terceira medalha no Pan-Americano de Santiago, e na natação teve outras três medalhas de bronze, com Bandonn Almeida, do Sport Club Corinthians Paulista-SP, Gabrielle Roncatto, do Unisanta-SP, e Viviane Jungblut, do Grêmio Náutico União-RS.