Como já é de conhecimento, para efeito meritocrático do Programa de Formação de Atletas do CBC, o ano-calendário de competições referente ao Ciclo Olímpico Los Angeles 2028 se inicia em 01 de janeiro de 2024. Para tanto iniciamos o planejamento da repactuação dos Planos de Trabalho com as Confederações e Ligas Nacionais parceiras.
O primeiro Plano de Trabalho assinado refere-se à temporada 2023-2024 do Novo Basquete Brasil-NBB que já teve o seu início no último sábado, e sua realização contará novamente com a parceria entre o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC e a Liga Nacional de Basquete-LNB.
Importante frisar que o Plano de Trabalho com a LNB já havia sido pactuado de forma bianual (para as temporadas 2022-2023 e 2023-2024), mas além de cumprir 100% das entregas previstas nos Planos de Trabalho anteriores, a Liga apresentou um “plus” em seu plano de marketing que fortalece ainda mais o Selo de Formação de Atletas do CBC, caracterizando para o CBC como importantes “ações de qualificação da parceria”, fato que levou o CBC a repactuar o Plano de Trabalho para esta temporada, que também prevê o apoio a mais uma edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete – LDB, em 2024.
A “batida do martelo” aconteceu durante uma reunião realizada na sede do CBC em Campinas/SP, que contou com a presença dos dirigentes da LNB, a exemplo de Rodrigo Franco Montoro, presidente da Liga; do Superintendente, Sérgio Domenici; do Diretor de Marketing Álvaro Cotta; e do Diretor Técnico, Paulo Bassul. Pelo CBC participaram o Secretário Geral do Conselho Consultivo, Arialdo Boscolo, e o Gerente de Esportes e Relações Institucionais, Emerson Luiz Appel.
Já são sete anos da sólida parceria, que desde 2017 envolve o apoio à LDB e em 2020 o início para o NBB. Para este ano estão participando 19 equipes no NBB, fato que a Liga comemora com muito entusiasmo. “Para a LNB, a parceria com o CBC é de fundamental importância para o desenvolvimento dos nossos projetos”, afirmou Rodrigo Franco Montoro, Presidente da Liga Nacional de Basquete – LNB.
Selo de Formação nos caracteres das transmissões televisivas da SporTV, na apresentação dos atletas (mais de 45 partidas), premiações como “MVP CBC” a cada rodada dos playoffs para o melhor atleta da partida, com troféu (além da Copa Super 8 e Jogo das Estrelas) e “Destaque Jovem CBC”, por meio de propriedades especial e conteúdo digital, e divulgação total nos uniformes dos árbitros (frente e costas), são alguns dos avanços para a nova fase da parceria entre as duas entidades.
A repactuação do Plano de Trabalho com a LNB marca uma “nova era” para o Programa de Formação de Atletas do CBC, em especial para o Eixo de Competições. Para o Ano I do Ciclo Olímpico Los Angeles 2028, o orçamento dos Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI® poderá prever o aumento ou a redução de 25% no valor executado no Calendário 2022-2023 pela Confederação ou Liga Nacional em cada esporte apoiado pelo CBC.
A condição para o incremento no orçamento, além do cumprimento integral das exigências previstas nas “Diretrizes para Celebração de Plano de Trabalho e Execução de CBI®”, é a proposição de ações de qualificação da parceria, em especial quanto à exposição do Selo de Formação de Atletas do CBC, conforme o Manual de Uso e Aplicação da Marca.
Em tempo, importante frisar que o CBC pactuará novos Planos de Trabalho com as demais Confederações e Ligas Nacionais que cumpriram 100% com as diretrizes desta temporada, destacadamente no que se refere à integração de 100% dos Clubes participantes de CBI® em 2023.
Para mais informações, acesse o Plano de Trabalho pactuado com a LNB.