Mais uma semana se passou nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e o Brasil pulou para a segunda colocação no quadro geral de medalhas da competição, ultrapassando o México e o Canadá. Esse resultado só foi possível através dos desempenhos de muitos atletas beneficiados pelo Programa de Formação do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.
Nesta segunda semana de Jogos, o Brasil conquistou 52 medalhas (21 ouros, 15 pratas e 16 bronzes) com o Atletismo, Judô, Águas Abertas, Ginástica Rítmica, Wrestling, Nado Artístico, Esgrima, Tênis, Tênis de Mesa, Basquete e Handebol Feminino.
O Judô foi o esporte com mais medalhas de ouros para o Brasil durante esses últimos dias de campeonato, já que após campanha histórica, a modalidade conquistou 7 medalhas de ouro, além de 3 de prata e 6 de bronze, sendo todos os atletas de Clubes filiados ao CBC. O Esporte Clube Pinheiros – SP colocou cinco judocas no pódio, Alexia Nascimento e Larissa Pimenta foram campeãs de suas categorias e Willian Lima, Rafael Silva “Baby” e Bia Souza levaram a medalha de bronze.
A Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA) - RS e o Minas Tênis Clube – MG foram representados por três atletas cada, Rafae Macedo e Daniel Cagnin levaram prata e Ketleyn Quadros o bronze para a equipe gaúcha, já Guilherme Schimidt com ouro, Kayo Santos e Amanda Lima com bronze são do time mineiro.
Além disso, dois atletas representaram o Instituto Reação - RJ, como Gabriel Falcão e Samanta Soares; os dois conquistaram o primeiro lugar em suas categorias. Rafaela Silva do Clube de Regatas do Flamengo – RJ e Michel Augusto do SESI – SP foram os outros brasileiros no lugar mais alto do pódio em Santiago. A seleção ganhou também outra medalha a disputa por equipe, ficando com a prata após perder na final para a Cuba.
No atletismo, o Brasil tem até o momento 14 medalhas (5 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze), podendo aumentar a marca com as disputas nos próximos dias. Eduardo Rodrigues do Praia Clube de Uberlândia - MG, Lucas Conceição do SESI, Izabela Rodrigues do Instituto Elisângela Maria Adriana – SP, Renan Gallina da Associação de Atletismo de Maringá - PR conquistaram medalha de ouro, além de no Revezamento 4x100m masculino que contou com os esportistas, Renan Gallina, Felipe Bardi e Erik Felipe do SESI e Rodrigo Nascimento do Pinheiros
A prata foi conquistada pelos atletas, Andressa Oliveira e Eliane Martins do Pinheiros, Felipe Bardi do SESI, Fernando Ferreira do Praia Clube e Caio Bonfim do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO) - DF, além de no Revezamento 4x400m Misto, com Tiffani Marinho do ORCAMPI – SP, Lucas Conceição do SESI, Letícia Nonato do Praia Clube e Douglas Mendes do Instituto de Atletismo de Balneário Camboriú - PR. Por fim, até agora o Brasil foi bronze com Altobeli Silva e Ana Azevedo do Pinheiros e Rafael Pereira da Associação de Atletismo de Blumenau – SC.
Já na Ginástica Rítmica o Brasil fez bonito nos dois primeiros dias da competição no Chile e conquistou três medalhas até o momento, duas de ouro e uma de bronze. O primeiro lugar veio com Bárbara Domingo, da Associação de Ginástica Rítmica (Agir) - PR, após belas exibições no individual geral, e também na disputa por equipe composta pelas atletas Giovanna Silva da Associação de Ginástica Toledana (AGITO) - PR, Nicole Duarte e Gabi Coradine que já atuaram na Associação Desportiva e Recreativa Unopar – PR, Bárbara Galvão que treinou pelo SESI – AL e Victória Borges do Centro de Treinamento de Esportes Thalyta Almeida - SE, enquanto o bronze foi conquistado pela Maria Eduarda Alexandre, de apenas 16 anos, que representa a AGITO, na categoria individual geral.
Também tiveram grandes desempenhos os brasileiros do Tênis e Tênis de Mesa, ganhando cinco medalhas em cada esporte, porém o Tênis de Mesa ainda segue com disputas, podendo trazer mais pódios para o país. Até o momento são uma medalha de ouro e quatro de prata de todos os mesa-tenistas formados na Associação Cultural Nipo Brasileira de São Caetano do Sul – SP. Hugo Calderano conquistou ouro na competição individual e as segundas colocações vieram com Bruna Takahashi no individual e o restante nas duplas, sendo dupla masculina com Hugo Calderano e Vitor Ishiy, na dupla feminina com as irmãs Takahashi, Bruna e Giulia, e na dupla mista com Bruna e Vitor. Já no Tênis vieram três ouros, com Laura Pigossi e Luisa Stefani, formadas no Club Athletico Paulistano - SP, Marcelo Demoliner, formado no Recreio da Juventude – RS e seu parceiro Gustavo Heide, além de Laura mais uma vez, mas na categoria individual feminina. A cria do Paulistano ainda conquistou uma vaga para as Olimpíadas de Paris 2024 durante os Pan de Santiago.
Além disso, as outras medalhas vieram com Marcelo Demoliner e Luisa Stefani na dupla mista com a prata e Thiago Monteiro, cria do Instituto Tennis Route – RJ, que conquistou o terceiro lugar na disputa individual masculina.
As outras conquistas dos brasileiros do Programa de Formação de Atletas do CBC nesta segunda semana em Santiago vieram no Wrestling com Giullia Rodrigues, do Jequia Iate Clube que conquistou medalhas de ouro na categoria feminina, já na Esgrima foram três bronzes, Alexandre Camargo da Assoiação Mestre Kato – SP e com os esgrimistas do Grêmio Náutico União - RS, Guilherme Toldo e Mariana Pistoia. Nas Águas Abertas o GNU voltou a ser representado mais uma vez, agora com Viviane Jungblut que foi bronze e participou da dobradinha brasileira na modalidade dividindo o pódio com Ana Marcela, do Unisanta – SP que foi prata na competição.
E para terminar o show de conquistas dos atletas beneficiados pelo CBC através da parceria com as Confederações Esportivas, teve ouro no Basquete e no Handebol Feminino, e medalha de bronze no dueto do Nado Artístico com as atletas do time Flamengo Laura Miccuci e Gabriela Regly. O Pan-Americano acontece até o próximo domingo, 5, com mais esportistas do Programa do CBC competindo e buscando aumentar as conquistas brasileiras nesta edição do campeonato.