O Dia Nacional dos Clubes, data estabelecida por meio da Lei nº 12.333/2010 para o mesmo dia de fundação do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, é uma ocasião oportuna para destacar as conquistas e avanços notáveis dos Clubes Formadores no cenário esportivo brasileiro. Nos últimos anos, a Rede Nacional de Clubes Formadores tem desempenhado um papel fundamental na promoção do esporte de base e no desenvolvimento de ídolos em diversos esportes olímpicos.
Uma das conquistas mais marcantes da Rede Nacional de Clubes Formadores ocorreu durante os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. Os atletas formados em clubes desempenharam um papel de destaque, conquistando várias medalhas para o Brasil. Dentre os 13 esportes que conquistaram medalhas olímpicas, 10 são desenvolvidos dentro dos Clubes, das 21 medalhas conquistadas pelos brasileiros, 15 foram de atletas clubísticos. Outro dado interessante é que, das 7 medalhas de ouro conquistadas em Tóquio, 6 foram de atletas de Clubes.
Além disso, a Rede Nacional de Clubes Formadores tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, ultrapassando a marca de mais de 900 Clubes integrados ao Programa de Formação de Atletas do CBC.
Outro exemplo notável e recente do sucesso da rede e de seus atletas ocorreu nos Jogos Pan-Americanos do Chile em 2023. Os atletas formados em Clubes brilharam nas competições conquistando um grande número de medalhas e demonstrando a qualidade da formação esportiva oferecida por esses clubes. Aproximadamente 97% das medalhas dos esportes apoiados pelo CBC, foram de atletas beneficiados pelo Programa de Formação de Atletas.
Em resumo, a Rede Nacional de Clubes Formadores tem muito a comemorar neste Dia Nacional dos Clubes e aniversário do Comitê Brasileiro de Clubes - CBC. Suas conquistas notáveis, o crescimento constante e as vitórias recentes com o apoio contínuo do Programa de Formação de Atletas destacam o compromisso do Brasil com o desenvolvimento do esporte de base e a formação de ídolos esportivos de nível internacional.