Os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 mostraram a força dos clubes para o desempenho esportivo brasileiro. Das 205 medalhas do país nesta edição dos Jogos, mais de 160 são de atletas formados em clubes, o que comprova que os clubes impactam significativamente no desempenho de atletas brasileiros em competições nacionais e internacionais.
Tendo como exemplo esportes que mais conquistaram medalhas para o Brasil como, Natação, Atletismo, Judô e Ginástica, praticamente 100% das medalhas foram de atletas apoiados pelo Programa de Formação de Atletas do CBC, o que demonstra força e a relevância dos clubes.
Outro esporte a ser destacado é o Wrestling, que obteve o melhor resultado da história da modalidade em Jogos Pan-Americanos. As 4 medalhas conquistadas pelo Brasil são de atletas de Clubes integrados ao CBC, sendo que os Campeonatos Brasileiros Interclubes Sênior de Wrestling (CBI®), realizados pela Confederação Brasileira de Wrestling em parceria com o Comitê Brasileiro Clubes, serviram de seletivas para estes Jogos Pan-Americanos.
Trata-se de um trabalho que vai ao encontro do realizado pelas Confederações dos esportes olímpicos, que estabelecem diretrizes para a formação de atletas que são seguidas pelos clubes e organizam competições que servem muitas vezes de seletivas para a definição das equipes que representam o país em competições internacionais, ou seja, o Time Brasil administrado pelo Comitê Olímpico do Brasil – COB.
SE OS CLUBES EQUIVALESSEM A UM PAÍS NO QUADRO DE MEDALHAS
Se os clubes brasileiros fossem um país estariam em 3º lugar no quadro geral de medalhas com 162 conquistas, 20 (vinte) a mais que o México.
O número acima contempla atletas que são de Clubes brasileiros ou que já passaram por clubes e considera todos os esportes medalhados pelo Time Brasil.
Os resultados dos Jogos de Santiago também mostram a importância do Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, que ajuda cada desportista através dos Clubes filiados com investimento em materiais e equipamentos esportivos, contratação de profissionais e custeio de passagens aéreas para competições nacionais de alto nível, pilares que são essenciais para um atleta.
Os 23 esportes (sem distinção de gênero) apoiados pelo Programa de Formação de Atletas do CBC trouxeram 146 medalhas para o Brasil, enquanto os 20 esportes não apoiados conquistaram 59 medalhas. Das 146 medalhas, cerca de 97% foram conquistas por atletas de clubes integrados ao Programa. Vale lembrar que os Jogos Pan-Americanos contaram com esportes que não estarão presentes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e o CBC somente apoia esportes que fazem parte do atual ciclo olímpico.
Os gráficos consideram medalhas de modalidades coletivas e competições por equipe as quais participaram pelo menos um competidor de Clube integrado ao Programa de Formação de Atletas do CBC.
RANKING DE CLUBES NO PAN:
Foram 59 Clubes de todo o Brasil representados nos pódios dos Jogos Pan-Americanos 2023 pelos atletas do Programa de Formação do CBC, sendo o Esporte Clube Pinheiros - SP e o Clube de Regatas do Flamengo – RJ, as agremiações com mais medalhas conquistadas durante toda a competição, sendo elas notáveis referências no processo de formação de atletas dentro do nosso país.
Para saber o impacto do Programa de Formação de Atletas por Esporte clique aqui.