Após os Jogos Pan-Americanos de Santiago, a formação dos atletas dentro de Clubes, assim como a importância deles para o resultado expressivo do Brasil na capital chilena, foi assunto em diversas páginas na mídia especializada. Além disso, outro ponto trazido no noticiário foi o trabalho do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC como apoio essencial para o desenvolvimento desses esportistas.
Diversos portais noticiaram que, em 2023, a seleção bateu o recorde de medalhas em Pan-Americanos e que cerca de 70% delas foram de atletas oriundos de Clubes e apoiados pelo Programa de Formação de Atletas do CBC.
O Programa de Formação de Atletas vai ao encontro do trabalho realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil – COB e pelas Confederações esportivas, somando investimentos no desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro, ofertando aos clubes boas condições para a formação de atletas.
“Os investimentos realizados pelo CBC, como aquisição de materiais esportivos, contratações de profissionais nos Clubes e passagens aérea para a disputa dos Campeonatos Brasileiros, com certeza influenciam de forma positiva na carreira de todos os atletas, já que esse apoio dá ao atleta uma oportunidade de melhorar seu desempenho e crescer profissionalmente. É isso que o CBC busca fazer todos os dias, para que possamos evoluir cada vez mais o esporte olímpico no nosso país.” - ressaltou o Presidente do Comitê Brasileiro de Clubes, Paulo Maciel.
Outro impacto desse apoio pode ser percebido dentro do Clube que teve mais atletas com medalhas na capital chilena. O Esporte Clube Pinheiros é uma das entidades a mais tempo apoiada pelo CBC, desde 2015, e foi aquela mais representada nos pódios do Brasil, sendo 56 vezes, entre atletas atuais ou formados pelo clube.
Nesta terça-feira, 14/11, o Pinheiros realizou um evento que homenageou todos os medalhistas no Pan-Americano e o CBC esteve presente, sendo inclusive citado como fundamental para este resultado.
Leia também:
Quer saber mais sobre o CBC? Acompanhe a gente no Canal do WhatsApp.