Num fim de semana repleto de emoções nas competições internacionais, atletas brasileiros se destacaram em diferentes modalidades, conquistando medalhas, superando desafios e representando o país com garra e determinação.
Na Copa do Mundo de Espada, realizada em Vancouver, a esgrimista brasileira Nathalie Moellhausen do Esporte Clube Pinheiros-SP, enfrentou uma competição acirrada. Moellhausen, atualmente a terceira do ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE), começou sua jornada vencendo a canadense Leonora Mackinnon em um emocionante confronto decidido no ponto de ouro, avançando para a segunda rodada. No entanto, a italiana Alessandra Bozza se mostrou uma oponente difícil, resultando numa disputa acirrada, mas culminando na vitória de Bozza por 15 a 13.
Na Copa do Mundo de florete, a equipe brasileira composta por Pedro Marostega e Guilherme Toldo do Grêmio Náutico União-RS, Lorenzo Mion, do Esporte Clube Pinheiros-SP e Ricardo Pacheco do Club Athletico Paulistano-SP, enfrentou duelos intensos, destacando-se com uma vitória sobre a Espanha na estreia. No entanto, a forte equipe italiana acabou eliminando o Brasil nas oitavas de final.
No Badminton, brasileiro Ygor Coelho da Associação Miratus de Badminton-RJ, encerrou sua temporada de 2023 com uma medalha de bronze no Challenge do Canadá. Mesmo enfrentando um desafio difícil na semifinal contra o campeão pan-americano Brian Yang, Ygor demonstrou habilidade e garra, encerrando o torneio com quatro medalhas ao longo do ano. Sua performance só reforça a expectativa para sua participação nas próximas Olimpíadas em Paris-2024.
No cenário do Vôlei de Praia, as brasileiras Ana Patrícia e Duda do Praia Clube de Uberlândia-MG, tiveram uma jornada emocionante no Finals de Doha, no Catar. Após uma derrota na semifinal para Müller e Tillman, da Alemanha, as atletas brasileiras se recuperaram e conquistaram a medalha de bronze ao derrotar as vice-campeãs olímpicas Mariafe e Clancy, da Austrália, em um confronto decidido no tie-break. Bronze também para a dupla masculina do Vôlei de Praia, André e George, do Campestre/PB, se recuperam da semi e levaram bronze no Finals. Eles começaram perdendo para os noruegueses campeões olímpicos Mol e Sørum, em um jogo muito apertado por 2 a 1, para em sequência dar um banho de água fria na torcida catari ao derrotar Cherif e Ahmed por 2 a 0 e levar o bronze.
Já no Handebol Feminino, a seleção brasileira, com equipe composta por atletas de Clubes, lutou bravamente, vencendo a República Tcheca, mas não avançou para as quartas de final do Mundial, devido a critérios de diferença de gols.
O time masculino de vôlei do Minas Tênis Clube-MG fez história ao conquistar uma vaga inédita na final do Campeonato Mundial de Clubes, derrotando o Suntory Sunbirds, do Japão, em uma batalha épica de cinco sets. Na decisão, o time foi superado pelo Perugia, da Itália, por 3 sets a 0, conquistando o vice-campeonato inédito.
Rebeca Andrade (Flamengo-RJ) e Maria Eduarda Alexandre (AGITO-PR) honrarias no Prêmio PanAm Sports 2023
Em uma cerimônia deslumbrante realizada em Miami, EUA, no sábado à noite (9 de dezembro), a ginasta brasileira Rebeca Andrade do Clube de Regatas do Flamengo - RJ roubou a cena ao ser nomeada o "Destaque do Ano" na segunda edição do Prêmio PanAm Sports.
A cerimônia de premiação reconheceu atletas em várias categorias. Maria Eduarda Alexandre da Associação de Ginástica Toledana (AGITO) – PR, ginasta rítmica, conquistou o prêmio "Legado de Cali-2021", ganhando o coração dos fãs por meio de votação popular.