Nesta quarta-feira, 6 de dezembro, o Conselho Nacional do Esporte (CNE) realiza a sua 57ª Reunião Ordinária. O encontro que ocorre na sede do Ministério do Esporte, em Brasília/DF, reúne representantes e autoridades do setor para discutir temas de extrema importância para o futuro do esporte brasileiro.
Um dos assuntos em pauta na reunião foi a aprovação dos relatórios de aplicação de recursos das entidades esportivas, em conformidade com a Lei Federal nº 13.756 de 2018. Assim como em anos anteriores, o CBC obteve aprovação unânime das contas referentes ao ano de 2022, refletindo o comprometimento e a transparência em sua gestão, consolidando cada vez mais o CBC como entidade fundamental para a promoção e o desenvolvimento do esporte olímpico no Brasil.
Sob a condução do Ministro do Esporte, André “Fufuca”, na reunião foram apresentadas as perspectivas de atuação de sua gestão no Ministério. Foram expostas ações e estratégias para as ações futuras, delineando a visão que norteará as políticas esportivas deste período.
Algumas das comunicações incluíram a participação do Ministério do Esporte no Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento e a candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027, indicando um comprometimento com o fortalecimento do esporte em âmbitos nacional e internacional.
O amplo escopo da reunião ainda abraçou temas relacionados ao esporte amador, educação, lazer e inclusão social, com a aprovação dos relatórios de aplicação de recursos de 2022 de outras entidades esportivas, bem como a Chamada CNPq/MESP nº 19/2023, que trata de estudos e pesquisas voltados para pesquisa, desenvolvimento, inovação e extensão em esporte e atividade física, cujo resultado preliminar foi apresentado, dentre outros assuntos.
O Vice-Presidente do CBC e representante suplente no colegiado do CNE, Fernando Cruz, participou da reunião contribuindo com sua experiência e conhecimento para o debate construtivo que permeou o encontro. Cruz ressaltou a iniciativa do Ministro Fufuca em ampliar o diálogo com os diversos atores responsáveis pelo Esporte no Brasil:
"O Ministro do Esporte, durante a reunião, demonstrou sua disposição de fortalecer o diálogo com os diversos setores do esporte brasileiro, incluindo todos os Comitês nacionais, Confederações e, inclusive, o interesse de reativar as representações municipais e estaduais no CNE, além da realização de reuniões mais regulares, a cada 45 ou até mesmo 30 dias", ressaltou Fernando Cruz.