O Comitê Brasileiro de Clubes – CBC publicou sua Matriz de Bônus de Meritocracia Esportiva, que estabelece um conjunto de parâmetros básicos para a execução dos recursos lotéricos que são destinados ao CBC pela Lei nº 13.756/2018, que possui 2 dimensões: Resultados Esportivos e Estabilidade/Isonomia, que pode ser consultada no site do CBC.
Para o Eixo de Materiais e/ou Equipamentos Esportivos, do Programa de Formação de Atletas, na dimensão Estabilidade/Isonomia, o CBC, muito embora já tenha implantado em sua dinâmica o repasse de recursos visando a valorização financeira dos Clubes sediantes de Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI®, estabeleceu, objetivamente, 2 parâmetros: Até 50.000,00 por cada sediamento; e R$ 10.000,00 quando o clube realizar ações com as Mascotes no CBI® sediado.
Desta forma, por meio da Resolução da Diretoria nº 020/2023, o CBC estabeleceu o primeiro critério para que o Clube possa atingir 100% do valor de sediamento que realizar durante o Ciclo Olímpico Los Angeles 2028, que se inicia em 1º de janeiro de 2024, que é o cumprimento integral do Plano de Comunicação, aprovado previamente pelo CBC, do CBI® que o Clube sediou.
Fiquem atentos! A Resolução disciplina, ainda, que a avaliação do cumprimento do plano de comunicação se dará dentro do processo de prestação de contas de execução do objeto, motivo pelo qual os Clubes devem buscar a precisão na forma de execução, comprovação da execução (fotos, dados etc.), assim como de apresentação das informações em nosso sistema, que deve se dar de maneira clara, correta e completa.
Enfim, com o cumprimento do Plano de Comunicação os Clubes cumprem suas obrigações formalizadas com o CBC, e contribuem para o fortalecimento da marca e imagem da instituição, no fortalecimento de todo o subsistema clubístico.