Mundial da Juventude de Vela
O Brasil voltou a conquistar a medalha de ouro no Mundial da Juventude de Vela, competição realizada em Búzios/RJ. A medalha veio na classe 420 feminina com as atletas do Iate Clube do Rio de Janeiro – RJ, Joana Gonçalves e Gabriela Vassel, o título brasileiro tirou um jejum de quatorze anos nessa competição.
Ao todo, as velejadoras venceram cinco regatas e se mantiveram entre as primeiras colocações do campeonato durante toda a semana para encerrar o Mundial como campeãs da classe. As duas repetiram o resultado de Martine Grael e Kahena Kunze, que levaram o ouro na mesma disputa em 2009.
Imagens: CBVela
Mundial de Clubes de Voleibol Feminino
Dois Clubes mineiros disputaram o Campeonato Mundial de Clubes no Centro Desportivo Dragão Amarelo em Hangzhou, na China, durante a última semana. O Praia Clube de Uberlândia terminou na quarta colocação, enquanto o Minas Tênis Clube acabou eliminado ainda na fase de grupos.
O torneio começou no dia 13, com dois grupos de três equipes cada, sendo que o Minas disputou no Grupo A e o Praia no Grupo B. O time de Belo Horizonte acabou derrotado nos dois jogos da fase inicial e foi eliminado precocemente. Já o time de Uberlândia passou para a semifinal como segundo do grupo e perdeu para o Eczacibasi, da Turquia.
Na disputa pelo bronze, a equipe praiana não conseguiu segurar o Tiankin Bohai Bank, da China, e acabou perdendo por 3 sets a 1. A quarta colocação é até aqui a melhor campanha do Praia Clube no Mundial de Clubes de Vôlei Feminino.
Imagens: Volleyball World
Champions League da América de Basquetebol (BCLA)
A quinta edição da Champions League da América de Basquetebol Masculino (BCLA) começou na última semana com três Clubes do Brasil em disputa. Os paulistas Sesi Franca e São Paulo Futebol Clube e o carioca Clube de Regatas do Flamengo.
Ao todo, quinze times disputam a competição que reúne as melhores equipes de Basquete da América, exceto Canadá e Estados Unidos. Os Clubes são divididos em quatro grupos com três cada e na primeira fase serão três janelas de jogos, onde as equipes se enfrentam três vezes entre si.
A primeira janela aconteceu de 13 a 18 de dezembro. Até aqui o SESI Franca segue invicto, vencendo os dois jogos no Grupo D, o Flamengo venceu uma e perdeu a outra partida no Grupo C, já o São Paulo é o único brasileiro que não venceu, estando na última colocação do Grupo B.
As próximas janelas de jogos acontecem em janeiro e fevereiro e a disputa de mata-mata será realizada em março e abril, quando será decidido o grande campeão desta edição. Os três brasileiros já conquistaram o título da BCLA, sendo que o SESI é o atual campeão e está defendendo o título.
Imagens: BCL America
Campeão Mundial Juvenil de 2023
O tenista já apoiado pelo Programa de Formação de Atletas do CBC, João Fonseca, foi nomeado como o grande Campeão Mundial Juvenil deste ano pela Federação Internacional de Tênis (ITF). O brasileiro terminou em primeiro lugar no ranking mundial juvenil da modalidade e, com isso, foi definido como o campeão da categoria.
João fez um ano com dois títulos internacionais, o US Open e o J300 de Roehampton, além de um vice-campeonato no Australian Open. Além disso, o jovem atleta fez 39 partidas individuais no Circuito Juvenil de 2023, conquistando 31 vitórias e apenas oito derrotas.
João é atleta do Itanhangá Golf Clube – RJ, mas já representou o Clube de Regatas Vasco da Gama, também do Rio de Janeiro, Clubes integrados e apoiados pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.
Essas e outras notícias você também encontra no nosso Canal do WhatsApp. Clique aqui e se inscreva!