O Comitê Brasileiro de Clubes - CBC anuncia a mais recente edição do Manual de Uso e Aplicação do Selo de Formação de Atletas - Edição 2024. Este manual serve como um guia para os Clubes integrados ao Programa de Formação de Atletas, Confederações e Ligas Nacionais parceiras, delineando diretrizes e padrões para a aplicação da marca do Programa de Formação de Atletas.
Mantendo as características do selo em uniformes com formato quadrado, a edição 2024 incorpora novas informações e orientações sobre a aplicação em diferentes esportes e materiais.
A aplicação do Selo é fundamental para que entidades participantes e sediantes de CBI®, Clube, Confederação ou Liga Nacional, não tenham redução de seus benefícios junto ao programa.
A seguir as principais novidades contidas na edição 2024 do Manual de Uso e Aplicação do Selo de Formação de Atletas:
A inclusão de novos esportes.
Ginástica Artística
Vôlei de Praia
Wrestling
Tiro com Arco
Atualização da aplicação do selo em quadras de esportes coletivos
Foram atualizadas e aprimoradas instruções sobre a aplicação do Selo em quadras de Basquetebol, Voleibol e Handebol, visando garantir uniformidade na representação visual durante as competições, especificando orientações para eventos televisionados.
Redes Sociais
Além das diretrizes para aplicação física, o manual abrange orientações para a utilização do selo em materiais em redes sociais, promovendo uma identidade visual coesa nas diversas plataformas de comunicação.
Mascotes
Outra grande novidade incluída nesta edição são orientações específicas sobre o uso das mascotes do CBC, Veloz e Vicky, durante os Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI®. O manual oferece instruções sobre a confecção de fantasias das mascotes e, sobre isto, ressalta-se que os Clubes sediantes de CBI® que realizarem ações com as mascotes do CBC, durante o Ciclo Los Angeles 2028, poderão usufruir de bonificação, conforme publicado no site do CBC.
É o CBC aprimorando o Selo de Formação de Atletas, marca que valoriza aqueles que fazem parte da Rede Nacional de Clubes Formadores e, consequentemente, da excelência em esporte olímpico no Brasil.