A semana foi bastante positiva para o Brasil nas competições internacionais de alguns esportes olímpicos, como no Tênis de Mesa, no Wrestling, no Handebol e no Tênis, na qual atletas clubísticos foram os campeões.
Em Corpus Christi, nos Estados Unidos, a atleta formada na Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul – SP, Bruna Takahashi, levantou o primeiro troféu do ano, na Copa Pan-Americana de Tênis de Mesa. A brasileira foi campeã no domingo, 21, vencendo duas norte-americanas em sequência.
Primeiro, na semifinal, Bruna derrotou Lily Zhang pelo placar de 4 sets a 3. Na partida decisiva, a brasileira duelou contra Amy Wang. Com uma disputa emocionante e equilibrada, que terminou no sétimo set, Bruna conquistou a medalha de ouro feminina de forma inédita para a seleção.
Imagem: Instagram / Bruna Takahashi
Além dela, o Brasil foi representado por Giulia Takahashi e Vitor Ishiy, formados na Associação de São Caetano do Sul e por Eric Jouti, formado no Clube Top Spin Brasil - MS. Os três acabaram derrotados nas quartas de final do torneio.
Já pelo Grand Prix de Henri Deglane de Wrestling, realizado em Nice, na França, o Brasil fez bonito e levou três ouros para casa com as atletas Giullia Penalber do Jequiá Iate Clube – RJ, Laís Nunes do Instituto Athlon – SP e Thamires Machado do Clube Rio Sparta – RJ.
Campeã Pan-Americana, Giullia venceu a canadense Hannah Taylor na final da categoria 57kg. Laís levou o título da competição ao derrotar a atleta da Tunísia Siwa Bouseta na final dos 62kg. E por fim, Thamires venceu a francesa Kendra Dacher na disputa dos 72kg e também faturou o lugar mais alto do pódio na competição.
Imagem: Instagram / Giullia Penalber, Laís Nunes e Thamires Machado
Na noite de sábado, 20, a seleção brasileira masculina de Handebol se sagrou campeã do Campeonato Sul - Centro Americano ao vencer a Argentina na casa do adversário. A partida em Buenos Aires terminou em 28 a 26, finalizando uma campanha impecável do Brasil, que venceu todas as cinco partidas do torneio.
Com o título, a seleção garantiu vaga direta para o Mundial de 2025. Além disso, o campeonato também serviu de preparação para o Pré-Olímpico que acontece em março e dará duas vagas para Paris entre quatro seleções em disputa.
A seleção campeã foi composta pelos atletas que atuam ou já atuaram no Esporte Clube Pinheiros – SP, como Matheus Cristian Martins, Hugo Bryan, Thiagus Petrus, Leonardo Dutra, Haniel Vínicius, Gustavo Rodrigues, Phillip Oliveira, Rudolph HackBarth e Leonardo Abrahão. Pelos atletas do Taubaté Handebol – SP, Rodrigo Benites, Guilherme Borges, Vinicius Teixeira, Mikael Lopes, Guilherme Miguel Torriani e Washington Luiz. Além de Joel Fellipe Santos que veste a camisa do Praia Clube de Uberlândia - MG, e ainda Rangel Luan da Rosa, Vinicius Ângelo Carvalho e Acacio Marques.
Imagem: Handball SC America
Agora pelo Tênis, os brasileiros João Fonseca, fruto do Programa de Formação de Atletas do CBC quando atuou pelo Club de Regatas Vasco da Gama – RJ, e Pedro Sakamoto, que já treinou no Instituto Tennis Route – RJ, conquistaram o primeiro título no circuito profissional da ATP. Os dois formaram dupla no Challenger de Buenos Aires II na última semana e levaram o troféu da competição com uma vitória na final sobre a dupla alemã Jakob Schanaitter e Mark Walnner. A partida foi realizada no sábado, 20, e terminou em 2 a 0 para os brasileiros, sendo 2 sets por 6 a 2.
Antes de chegarem no confronto decisivo, Fonseca e Sakamoto passaram pela dupla brasileira Orlando Luz e Marcelo Zormann, depois pelos também compatriotas Gilbert Klier e João Lucas Reis nas quartas de final, e na semifinal, venceram a dupla formada pelo argentino Ignacio Monzon e pelo espanhol Carlos Jover.
Imagem: Omar Erre
Além de ouros, o Brasil também foi bronze com o atleta do Tiro com Arco, Marcus D’Almeida, que conquistou a primeira medalha internacional de 2024. O brasileiro, que atua pelo Dispara Brasil – RJ, foi 3º lugar no Torneio Indoor de Nimes, na França, e com o pódio, Marcus segue como líder do ranking mundial da Federação Mundial de Tiro com Arco.
A conquista da medalha veio neste domingo, 21, quando o atleta venceu o britânico Patrick Huston por 7 a 3. Na disputa, Marcus esteve perdendo por 3 a 1 e conseguiu uma super virada, acertando a maior pontuação possível em todas as flechadas realizadas na sequência.
Imagem: Instagram / Marcus D'Almeida
Por fim, teve Clubes integrados ao CBC em mais uma janela de jogos da Champions League das Américas de Basquete – BCLA. O Clube de Regatas do Flamengo – RJ venceu mais dois jogos, e com isso, encaminha a vaga para a próxima fase da competição. Em partidas em Montevidéu, capital do Uruguai, a equipe rubro negra derrotou o Boca Juniors em um confronto com muita emoção, por 65 a 62. Depois o clube carioca derrotou os donos da casa, o Hebraica Macabi, pelo placar de 78 a 65. Com os dois triunfos, o Flamengo assumiu a liderança isolada do grupo e volta a disputar o torneio em fevereiro, na Argentina.
As outras equipes brasileiras na competição são SESI Franca e São Paulo, mas nesta semana apenas o Clube do interior paulista que entrou em quadra pela BCLA. Ontem, 21, os atletas do Franca venceram o Obras Sanitarias, da Argentina, por 118 a 94 e terminam a segunda janela de jogos nesta segunda-feira, 22, contra a Universidad de Concepcion. Uma vitória coloca a equipe brasileira na próxima fase do torneio. Já o São Paulo, que ainda não venceu na competição, disputará essa janela apenas no próximo sábado, 27, em Buenos Aires, contra o Quimsa e no domingo, 28, contra o Nacional de Montevidéu, também na capital argentina.
Imagens: FIBA e BCLAmericas
Essas e outras notícias você também encontra no nosso Canal do WhatsApp. Clique aqui e se inscreva.