Hoje, 26, marca a data de seis meses para o início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, evento marcado para começar no dia 26 de julho na capital francesa. O Brasil conta com 146 vagas garantidas até o momento, entretanto, muitas delas sem nome definido, especialmente em esportes coletivos, e outras que dependem das decisões das Confederações.
Mesmo assim, existem alguns atletas oriundos de Clubes formadores e apoiados pelo Programa de Formação de Atletas do CBC que já estão garantidos no maior torneio esportivo do mundo, a exemplo de:
- Alison Santos “Piu” (400m rasos e 400m com barreiras) e Erica Sena (Marcha Atlética), do Esporte Clube Pinheiros – SP;
- Diogo Soares (Ginástica Artística) e Guilherme Caribé (Natação), do Clube de Regatas do Flamengo – RJ;
- Laura Pigossi (Tênis), do Club Athletico Paulistano - SP;
- Bruna Takahashi e Vitor Ishiy, ambos do Tênis de Mesa, da Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul - SP;
- Marcus D’Almeida (Tiro com Arco), do Dispara Brasil – RJ; e
- Babi Domingos (Ginástica Rítmica) do Clube Agir – PR; entre outros.
A expectativa do Comitê Olímpico do Brasil - COB é chegar em Paris com cerca de 330 atletas no Time Brasil, superando os 301 que representaram o país nos Jogos de Tóquio. Além disso, outra meta desafiadora é bater o recorde de 21 medalhas conquistada na edição anterior. Para atingir esse objetivo, a seleção contará com a maioria dos atletas oriundos de clubes, buscando colocar o Brasil cada vez mais entre os melhores do mundo.