Nesta quarta-feira, 28, iniciam-se as disputas do Pré-Olímpico de Wrestling em Acapulco, no México. O torneio distribuirá vagas para as Olimpíadas de Paris 2024, destinando-as aos dois melhores atletas de cada categoria. A seleção brasileira conta com 18 competidores, tornando-se a maior delegação da história da modalidade nesta competição; além disso, 17 deles são atletas formados em clubes apoiados pelo Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes - CBC.
O número mostra cada vez mais a importância dos clubes no desenvolvimento dos atletas. E não apenas isso: todos os brasileiros que competirão neste Pré-Olímpico estiveram presentes no último Campeonato Brasileiro Interclubes CBI® de Wrestling Sênior de 2023, competição realizada por meio da parceria entre o CBC e a Confederação Brasileira de Wrestling – CBW, e que serviu como seletiva para o torneio no México.
De acordo com a CBW seis atletas de cada categoria da modalidade representam o Brasil. No Estilo Greco-Romano Masculino, a seleção é composta pelos atletas do Instituto Athlon (São José Wrestling) – SP, Ronisson Brandão (97kg) e Eduard Soghomonyan (130kg), pelos esportistas do Niterói Wrestling – RJ, Joilson Júnior (77kg) e Kauan Gomes (87kg), além de Calebe Corrêa (67kg) da Associação Desportiva, Educacional e Social Equilibrium – SP e Erivan Rocha (60kg) do Clube Capixaba – ES.
No Estilo Livre Feminino, o elenco brasileiro vem com Kamila Barbosa (50kg), Laís Nunes (62kg) e Mariele Santos (76kg), atletas do Instituto Athlon; Giullia Penalber (57kg) do Jequiá Iate Clube – RJ; Thamires Machado (68kg) do Sindilutas – RJ; e Sabrina Gama (53kg) que atua no Margarido’s Academia – AM, e que também já representou o Instituto Athlon em competições nacionais.
Já no Estilo Livre Masculino os brasileiros convocados são Cesar Alvan (74kg) e Ailton Brito (97kg) do Centro Olímpico – SP; Davi Silva (57kg) do SESI – SP; Gabriel Sousa (125kg) do Instituto Athlon; além de Matheus Barreto da Academia André Pederneiras – RJ, que já atuou pela Associação Nagai – RJ; e Pedro Gonçalves (86kg), atleta da Escola de Lutas Agnaldo Pereira dos Santos – MS.
O Pré-Olímpico de Wrestling vai até sexta-feira, 01/03. Os classificados para as Olimpíadas serão os dois vencedores das semifinais de cada categoria. Além desta competição, os brasileiros ainda terão outra oportunidade de conquistar a vaga olímpica, em maio, durante o Pré-Olímpico Mundial, em Istambul, na Turquia.