Clubes pelo Mundo: Atletas clubísticos têm excelente atuação em competições internacionais e índice olímpico

4, Março 2024
 Atletas clubísticos têm excelente atuação em competições internacionais e índice olímpico

O jovem Hussein Daruich, do Clube de Caça e Tiro de Guarapuava (CCTG - PR), está provando ser uma grande promessa no mundo do Tiro Esportivo. Com apenas 16 anos de idade, Daruich impressionou ao se aproximar da conquista de uma vaga olímpica na fossa olímpica durante o Campeonato das Américas, sediado na República Dominicana. 

Após uma competição acirrada, o atirador paranaense garantiu sua presença na final da prova, mas terminou em sexto lugar. Apesar do resultado, Daruich terá uma nova chance de vaga olímpica no Pré Olímpico Mundial, que vai acontecer no Qatar entre 19 e 29 de abril. 

HUSSEN
Foto: Divulgação

O tenista brasileiro Orlando Luz, do Itamirim Clube de Campo (SC), brilhou nas quadras do ATP 250 de Santiago, alcançando a final de duplas. Ao lado de seu parceiro Matías Soto, Luz enfrentou uma competição acirrada, eliminando duas duplas cabeças de chave, incluindo a renomada parceria de Marcelo Melo e Matwe Middelkoop, ao longo do torneio. 

Entretanto, na final, a dupla brasileiro-chilena enfrentou um grande desafio diante de Tomás Barrios Vera e Alejandro Tabilo. Orlando Luz e Matías Soto foram superados pelos adversários chilenos, perdendo por 2 a 0, com parciais de 6/2 e 6/4. Mesmo assim, este resultado é um marco na carreira de Orlando Luz, sendo o melhor desempenho do tenista em um torneio ATP. 

Foto: Twitter Chile Open
Foto: Twitter Chile Open

Caio Bonfim, do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO-DF), escreveu seu nome na história do esporte ao quebrar o recorde nacional nos 20km da marcha atlética durante a etapa de Taicang, na China, do Circuito Mundial da modalidade. 

Com uma melhora de 45 segundos em relação ao seu tempo anterior, Bonfim cruzou a linha de chegada em 1h17min44s, estabelecendo um novo recorde brasileiro e garantindo a medalha de bronze na prova.  

O campeão da prova, Zhang Jun, da China, e o italiano Massimo Stano, atual campeão olímpico da modalidade, protagonizaram uma emocionante disputa, terminando com o mesmo tempo de 1h17min26s. Caio Bonfim chegou logo atrás, 22 segundos após os líderes da prova. 

Esta conquista marca mais um capítulo de sucesso na carreira de Caio Bonfim, que vem com excelente campanha, no mês passado o atleta foi campeão da Copa Brasil de Marcha Atlética. Além disso, em 2023 foi o campeão geral no masculino do Circuito Mundial, após uma temporada impressionante, com dois ouros e duas pratas. 

Foto: Wagner Carmo
Foto: Wagner Carmo

O atleta brasileiro Matheus Lima, representante do Esporte Clube Pinheiros - SP, alcançou um excelente feito, ao conquistar o índice olímpico para os 400 metros rasos durante o 3º Encontro de Atletismo da Federação Paulista (FPA), realizado no Centro Olímpico em São Paulo. 

No último sábado (2), Matheus surpreendeu ao completar a prova em incríveis 44s52, tornando-se o 12º brasileiro a garantir o índice para a disputa do atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Esta marca representa uma melhoria significativa em relação ao seu melhor tempo anterior de 45s74, exigindo uma excelente performance para atingir o objetivo almejado. 

Aos 21 anos de idade, Matheus Lima demonstra um talento notável, seu tempo posiciona-o como o terceiro melhor atleta sul-americano na prova, ficando atrás apenas do vice-campeão olímpico Anthony Zambrano da Colômbia e do detentor do recorde brasileiro Sanderlei Parrela. 

Vale ressaltar que Sanderlei Parrela, quarto colocado nos Jogos Olímpicos de Sydney, atua como técnico de Matheus. Além de sua conquista nos 400m rasos, Matheus Lima já acumula um histórico de sucesso, incluindo medalhas de ouro e prata nos Jogos Pan-Americanos. 

Foto: Matias Santana
Foto: Matias Santana