Após um ciclo olímpico de dedicação incansável, inovação constante e superação de desafios, anunciamos aos Clubes participantes do Programa de Formação de Atletas do CBC os resultados oficiais do Quadro Geral de Medalhas (QGM) do CBC.
Este momento é o ápice de uma jornada épica que começou há três anos, marcada por treinamentos intensos, estratégias meticulosamente planejadas e a busca incessante pela excelência; um testemunho vibrante da meritocracia e do espírito competitivo que anima o coração de nossos atletas e entidades esportivas.
O QGM não é apenas um indicador de sucesso; é um símbolo do comprometimento dos Clubes com a excelência esportiva. Com base nos Rankings de Clubes por Esporte e por Gênero, tanto na competição principal quanto nas competições das categorias de base, o QGM atribui medalhas de ouro, prata e bronze, refletindo as conquistas extraordinárias de nossos Clubes.
A ordem classificatória dos Clubes para o Ano III do Ciclo Paris 2024 (CBI® realizados entre maio e dezembro de 2024) e a classificação final no QGM do Ciclo Paris 2024 (anos de 2021, 2022 e 2023), são o resultado da soma de todas as medalhas conquistadas, uma prova irrefutável do esforço conjunto e da dedicação dos Clubes ao longo deste ciclo olímpico.
Clique aqui e confira o QGM do Ano III Ciclo Paris 2024.
Clique aqui e confira o QGM do Ciclo Paris 2024.
Este é um momento de celebração não apenas para os Clubes vencedores, mas para todo o esporte nacional. A constante evolução do Programa de Formação de Atletas do CBC, vem garantindo não apenas a excelência no presente, mas também a promessa de um futuro brilhante para o esporte brasileiro. Parabéns a todos os Clubes por suas conquistas inspiradoras! Juntos, estamos elevando o padrão do esporte, inspirando gerações futuras e trazendo glória para nossa nação.
Entenda o QGM e saiba mais!
Conforme previsto na RD 005/2022, o Quadro Geral de Medalhas - QGM do CBC é contabilizado e divulgado parcialmente após o término de cada ano-calendário, e consolidado ao final do último ano-calendário do Ciclo preparatório (31/12/2023), momento em que são sistematizados os resultados finais e realizada a classificação de todos os Clubes.
O QGM, como já é de conhecimento, possui os seus critérios bem definidos nas duas Resoluções de Diretoria (RD nº 001/2022 e RD nº 005/2022) e validados pelos Clubes no Seminário Nacional de Formação Esportiva. Para cada Clube classificado em 1º, 2º e 3º lugares no Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero das Competições Principais, assim como no Ranking por Esporte e por Gênero das Competições de Base, são atribuídas no QGM medalhas de ouro, prata ou bronze, conforme a classificação do Clube.
Importante relembrar que as medalhas advindas dos Rankings das Categorias de Base são homologadas quando o CBI® acontece com a participação de no mínimo 10 Clubes e os resultados finais da competição não possuem a categoria “contaminando” os resultados das categorias de base, a exemplo das etapas dos CBI® de Badminton, Águas Abertas, Tiro Esportivo e Tênis de Mesa, que formam apenas Rankings da Competição Principal. Outros exemplos são as competições adultas que não as Competições Principais, tais como CBI® Grand Prix de Judô, CBI® Copa Brasil Loterias Caixa de Ginástica Rítmica, CBI® Seletiva Nacional de Judô - Projeto Paris, CBI® de Natação Sênior de Inverno, entre outras, destacadas nos Planos de Trabalho.
Como também já divulgado, o CBC estabeleceu a Matriz de Bônus de Meritocracia Esportiva, composta por critérios que definem o apoio financeiro aos Clubes pelo desempenho esportivo a partir dos resultados nos CBI®. Desta forma, é por meio do Quadro Geral de Medalhas – QGM que é definida a distribuição dos recursos lotéricos referentes aos Eixos de Materiais e Equipamentos Esportivos – MEE e Recursos Humanos – RH, por descentralização de recursos, assim como o Eixo de Competições – CBI®, por execução direta pelo CBC.
Importante relembrar que devido ao dinamismo inerente aos esportes e à volatilidade dos critérios e regulamentos que regem o esporte olímpico nacional, o Programa de Formação de Atletas do CBC passa por constante evolução, visando aprimorar o apoio aos Clubes que formam atletas em nosso país. Para acompanhar essa evolução, o CBC regulamenta o Programa por meio das Resoluções de Diretoria.
Assim o CBC garante a estabilidade e a continuidade dos projetos esportivos dos Clubes com uma política perene de investimento no segmento, por meio do reconhecimento e promoção da motivação para que estes busquem as melhores estratégias visando a melhoria dos seus resultados esportivos.
A partir de parcerias com as Confederações, Ligas Nacionais e com o Comitê Olímpico do Brasil - COB, o Programa de Formação de Atletas do CBC se constitui cada vez mais em sólida política esportiva em prol de atletas de alto rendimento, que inclusive contempla e valoriza o Programa Bolsa-Atleta e a Lei de Incentivo ao Esporte, administrados e fomentados pelo Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, pois acreditamos que somente juntos, de forma complementar e convergente, teremos excelentes resultados no desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro.