Clubes pelo Mundo: Com vagas em Paris e medalhas, atletas de Clubes conquistam ótimos resultados para o Brasil em torneios pelo mundo

11, Março 2024
Clubes pelo mundo

ESGRIMA  

Na última semana, o Brasil levou a primeira vaga olímpica na Esgrima para os Jogos de Paris, com a atleta do Esporte Clube Pinheiros – SP, Nathalie Moellhausen. A classificação ocorreu durante o Grand Prix de Budapeste de espada feminina, na Hungria, quando, mesmo sem entrar em ação, a brasileira assegurou a vaga para as Américas. 

As duas atletas perseguidoras de Nathalie, Ruien Xiao, do Canadá, e a argentina Isabel Di Tella, foram eliminadas na fase preliminar do Grand Prix, não conseguindo mais alcançar a brasileira no ranking olímpico.  

Além da vaga olímpica, Nathalie também fez uma ótima performance no Grand Prix, conquistando a medalha de bronze para o Brasil. 

       cbesgrima 

Imagem: Divulgação CBE

TIRO ESPORTIVO 

Tivemos também uma conquista de vaga olímpica no Tiro Esportivo. A atleta do Caxangá Golf & Country Club – PE, Georgia Furquim, terminou em sexto lugar na categoria Skeet do Campeonato das Américas, disputado na República Dominicana, garantindo assim sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.  

Georgia tornou-se a segunda atleta do Skeet Feminino a conquistar vaga para as Olimpíadas, seguindo os passos de Daniela Carraro, que competiu nos Jogos do Rio 2016. 

cbte

Imagem: Divulgação CBTE

JUDÔ 

Outro destaque positivo para o Brasil foi no Grand Prix de Judô na Áustria, onde a seleção brasileira liderou o quadro geral de medalhas com quatro pódios.  

A atleta do Pinheiros, Larissa Pimenta, foi a primeira a garantir uma medalha para o país na competição. Na categoria 52kg, a pinheirense conquistou o ouro ao vencer a suíça Binta Ndiaye na final, realizada em 8 de março.  

No encerramento da competição, no domingo, 10, os brasileiros Leonardo Gonçalves, da Sogipa – RS, e Beatriz Sousa e Rafael Buzacarini, do Pinheiros, subiram ao pódio. Pela categoria -100kg, Leonardo conquistou o ouro ao derrotar o português Jorge Fonseca na final, enquanto Rafael levou o bronze ao vencer a disputa pelo terceiro lugar contra o sérvio Bojan Dosen. Beatriz foi outra judoca brasileira a conquistar o ouro, desta vez na categoria 78kg feminino, ao vencer a final contra a holandesa Marit Kamps. 

 CBJ  CBJ   CBJ   CBJ

Imagens: Divulgação CBJ e Federação Internacional de Judô

MARCHA ATLÉTICA 

No Sul-Americano de Marcha Atlética, realizado na Arena Pernambuco, em Recife, os atletas brasileiros também tiveram excelente campanha. O já classificado para Paris, Caio Bonfim, venceu a prova dos 20km com o tempo de 1h22m49s, quase três minutos à frente do segundo colocado, também brasileiro, Matheus Correa, que completou a prova em 1h25min44s. Caio representa o Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO) – DF, enquanto Matheus é da Associação de Atletismo de Blumenau – SC.  

Na prova dos 35km, o Brasil dominou o pódio tanto no masculino quanto no feminino, ocupando as três primeiras posições. Viviane Lyra, do Praia Clube de Uberlândia – MG, conquistou o ouro, Mayara Vicentainer, do Instituto Atletismo de Balneário Camboriú – SC, ficou com a prata, e Elianay Santana, do CASO, levou o bronze. No masculino, o ouro foi para Diego Lima, atleta do CASO, enquanto a prata ficou com Rudney Nogueira da União Catarinense de Atletismo – SC, e o bronze com Edson Aguiar do Praia Clube. 

  cbat

Imagem: Divulgação CBAt

NATAÇÃO 

Em Westmont, Illinois, nos Estados Unidos, pelo Tyr Pro Swim Series, a seleção brasileira conquistou cinco medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze. Nos 400m livre, Eduardo Moraes, atleta do Minas Tênis Clube - MG, levou o título da prova e ainda melhorou sua marca pessoal ao terminar a competição em 3min48s27. Já pelos 400m livre feminino, a nadadora do Unisanta, Maria Fernanda Costa, ficou com o bronze fechando a prova em 4min09s82, além disso, ela também levou uma medalha de prata nos 200m livre.

E teve dobradinha nos 1500m livres. Com o tempo de 16min30s86, a atleta do Unisanta, Beatriz Dizotti, conquistou a medalha de prata, enquanto o bronze foi para Letícia Fassina, nadadora de apenas 19 anos que representa o Minas Tênis Clube, concluindo a competição em 16min39s03.  

VÔLEI DE PRAIA 

As atletas do Pinheiros, Bárbara Seixas e Carol Solberg, conquistaram o primeiro título brasileiro no Circuito Mundial de Vôlei de Praia. No sábado, 09, as jogadoras pinheirenses levaram o ouro do Elite 16 de Doha, no Catar, ao vencerem a final contra a dupla canadense Melissa e Bandie. Antes disso, as brasileiras derrotaram as campeãs mundiais Hughes e Cheng, dos Estados Unidos.  

Atualmente em 5º lugar no ranking mundial, Carol e Bárbara são a segunda melhor dupla do Brasil na lista, perdendo apenas para Duda e Ana Patrícia, do Praia Clube, que já garantiram vaga olímpica. Com os pontos conquistados em Doha, a dupla deve ampliar a diferença para as demais e ficar próxima da segunda vaga brasileira. 

  cbv

Imagem: Divulgação Beach Volleyball World

GINÁSTICA ARTÍSTICA 

Na corrida por uma vaga em Paris, o atleta do Pinheiros, Arthur Nory, conquistou a medalha de prata na barra fixa da etapa de Baku, no Azerbaijão, da Copa do Mundo de Ginástica Artística. Na final do aparelho, Arthur atingiu a pontuação total de 14.333, a mesma que o lituano Robert Tvorogal, que ficou com o ouro. A diferença foi na nota de execução, em que o brasileiro obteve 8.533 e o adversário alcançou os 8.833.  

Com o resultado, Nory segue na disputa por uma vaga olímpica, precisando vencer a última etapa da Copa do Mundo, que ocorrerá em abril, na cidade de Doha, no Catar. 

 cbg

Imagem: Divulgação

Essas e outras notícias você também encontra no nosso Canal do WhatsApp. Clique aqui e se inscreva.